A história da infância e seus reflexos na socialização e na aprendizagem das crianças revelam que sempre existiram jogos, brinquedos e brincadeiras, como: bolas de gude, subir em árvores, brincadeiras de pega-pega, empinar pipas, empilhar objetos, entre outras. Muitas dessas brincadeiras, brinquedos e jogos já foram utilizadas por nossos antepassados, que, por viverem num período em que os brinquedos eram caros, escassos e com poucos recursos tecnológicos, valorizavam todas as formas lúdicas de inventar e reinventar as brincadeiras. De acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) Baldus, um dos grandes estudiosos da cultura inglesa, reforça, em suas pesquisas, a intrínseca relação que ocorre na natureza para se divertir e ao mesmo tempo aprender, quando se trata de comunidades indígenas tradicionais.
B) O pai e o avô talham arco com flechas para crianças a partir de dois ou três anos. Com arsenal ainda inofensivo, a criança inicia seu treinamento, geralmente com galinhas e cachorros, suas vítimas. Mais tarde, as armas ficam mais aperfeiçoadas e aparecem novos instrumentos apontados para passarinhos e borboletas. Já aos dez anos, elas acompanham seus pais à caça e pesca e trazem orgulhosas seus troféus para casa, contando peripécias.
C) Nas sociedades holandesas, a maioria dos momentos lúdicos sempre fez parte do cotidiano das aldeias, nas atividades de pesca e caça realizadas com seus arcos e flechas, nos banhos de rio, nas aventuras em árvores para apanhar frutos, nas lavouras e nos rituais, isto é, o lúdico no contexto indígena está intimamente relacionado ao aprendizado das práticas socioculturais de seu povo.
D) É importante ressaltar que, para um melhor entendimento do sentido do lúdico, é necessário ter claro que existe uma forte influência cultural de cada região, povoado etc., isto é, a compreensão do lúdico depende do modo de vida de cada agrupamento humano, diferente nos tempos do engenho, no período colonial, criança negra ou branca, criança rica ou pobre, criança de rua ou de palácio, cada uma em seu tempo e espaço. Daí a importância da valorização dos costumes, brincadeiras e o modo de vida das crianças, independentemente das questões socioculturais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Explicação:
ciceramariasilva23:
Obrigada por compartilhar sua resposta @susanasagradin, porém não aprece.
Perguntas interessantes