A história da humanidade é composta por importantes marcos transformativos que encaminharam o mundo para a sua atual forma. Em uma era da constante busca pelo desenvolvimento tecnológico, vivemos o contraponto do descrédito da ciência, ou o que Carl Sagan (1998), em seu livro O Mundo Assombrado pelos Demônios, chama de analfabetismo científico. Segundo o autor, "... as consequências do analfabetismo científico são muito mais perigosas em nossa época do que em qualquer outro período anterior" (SAGAN, 1998, p.21) e a justificativa de sua posição está na importância do conhecimento científico na formação da sociedade atual e futura.
A vivência dessa dualidade está muito relacionada a própria ideia de ciência e científico. A partir da era moderna, tivemos um grande avanço no incentivo à produção científica, especialmente, das ciências físicas e biológicas. Esse cenário foi possível por conta da estruturação do método científico, que passou a guiar os pesquisadores nas suas descobertas sobre o mundo. As ciências sociais não ficaram de fora dessa tendência. Com o objetivo de compreender os dilemas sociais, a coletividade e o próprio homem, os sociólogos, antropólogos e cientistas políticos do período espelharam-se nas demais ciências para produzir seus trabalhos de maneira que adquirissem o caráter científico. Foi através da sistematização de um método para as ciências sociais, que a sociologia ganhou espaço entre os intelectuais, especialmente, através do pensamento de Auguste Comte.
O filósofo francês foi responsável pela tentativa de trazer a ciência moderna para dentro dos olhares da sociedade, pautando um método, princípios e instrumentos ao fazer ciências sociais. O seu grande feito foi o desenvolvimento da chamada teoria positivista através da qual concedeu o nome de física social, ao que posteriormente, chamaria sociologia.
(Elaborado pelo professor, 2021).
Com base nas ideias inseridas no texto acima, disserte brevemente sobre o que é o positivismo, ressaltando a teoria de Auguste Comte sobre a física social e a lei dos três estados. Sua resposta deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Auguste Comte, pai do positivismo, acreditava ser possível planejar o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade através de critérios das ciências biológicas e exatas.
Seu nome está ligado de forma indissociável ao positivismo, uma corrente filosófica, surgida na França, que foi fundada por ele na intenção de reorganizar o conhecimento humano. Além disso, Comte é também tido como o "grande sistematizador da sociologia".
O positivismo também teve como idealizador o pensador John Stuart Mill.
Bons estudos!
Perguntas interessantes