(...) A história da guerra civil no continente africano começou por meio de sua colonização. Entre os séculos X e XIII, a África foi colonizada pelos fenícios, gregos, romanos e árabes. Todos estes povos colocaram as suas próprias culturas dentro do continente e moldaram a estrutura dos países. Já entre os séculos XV e XX, os europeus começaram o domínio político e a exploração econômica do território africano. Os portugueses, franceses, britânicos, neerlandeses, belgos, espanhóis, italianos e alemães colonizaram uma série de países e atuaram com força no comércio de escravos. A descolonização da África começou no fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando as colônias começaram a lutar por sua independência. Embora o processo de descolonização não fosse forçado através de guerras, as potências tentaram ao máximo continuar com o seu poder sobre o continente e o resultado não foi pacífico. Com a independência tardia, as consequências se refletem no território até os dias de hoje. De acordo com o internacionalista Sebastien Kiwonghi para a revista Dom Total em 2010, o aumento geométrico é um ponto relevante a ser citado após a descolonização do continente, já que diversos novos países surgiram nas relações internacionais, introduzindo também novos valores culturais, econômicos, políticos e religiosos. Há ainda o agravante das relações fundadas nas desigualdades econômicas, na exploração e na dominação política nos moldes coloniais. As metrópoles ainda dependem muito dos movimentos de emancipação – e as guerras civis surgem exatamente com esta realidade. ATIVIDADE: 1) Leia o texto e depois faça uma pesquisa: Quais as principais guerras civis que vem ocorrendo na Africa e por que isso acontece?
Soluções para a tarefa
Resposta: As principais guerras que vem ocorrendo na Africa são contra : Sudão e Sudão do Sul, Nigéria, Ruanda, Mali, Burundi, República Democrática do Congo, Angola.
Explicação: o porque dessas guerras acontecerem se da principalmente pelo fracionamento do continente africano que é uma das principais causas da fragilidade dos Estados, que foram tomados por conflitos de diversas origens. Geralmente, esses conflitos ocorrem em três níveis: local, envolvendo grupos e pequenas comunidades nativas; nacional, envolvendo grupos armados e poder central; e regional, provocados por relações com localidades que vão além do continente. Outras causas para os conflitos africanos são a Guerra Fria, disputas por terras, recursos minerais, crises políticas, divergências étnico-religiosas.