Saúde, perguntado por jfccvurcjjvsg, 6 meses atrás

a história da farmácia do medicamento é tão antiga como a história da humanidade pode na medicina primitiva o homem baseava-se em crenças e ritos Mágicos Aliados ao uso de plantas medicinais para tratar das doenças Pois somente na Grécia que surgiram os primeiros conceitos da profissão médico moderna assinale a alternativa que apresenta corretamente as características em relação a história da farmácia ​

Soluções para a tarefa

Respondido por biacostarocha
5

Resposta:

Um fato muito curioso a respeito das primeiras farmácias existentes no mundo é que nem sempre elas foram como conhecemos hoje. Isso parece óbvio? Calma! Vamos explicar porquê!

Na Espanha e na França, por volta do século X, surgiram as "boticas", as primeiras farmácias no mundo - mais tarde nomeadas "farmácias".

Neste primeiro momento, não havia a distinção entre médico e farmacêutico. Ou seja, a mesma pessoa que diagnosticava a doença, era quem produzia o remédio e o vendia.

Nem precisamos comentar que isso gerou confusão desde o princípio, não é?

Com medicina e farmácia sendo as mesmas profissões, interesses comerciais (na maioria dos casos) prevaleciam diante dos interesses de cura do paciente. Obviamente era mais rentável manter um cliente doente do que curá-lo.

Em meados do século XVIII, em razão de um grande surto de propagação da lepra, Luís XIV, entre outras iniciativas na área da saúde pública, ampliou o número de farmácias hospitalares na França.

Então, mais adiante, a profissão farmacêutica foi separada da médica e ficou proibido a mesma pessoa diagnosticar a doença, produzir e vender o remédio.

As boticas são de grande relevância para a história da farmácia, pois foi por meio delas que o estudo dos remédios ganhou impulso notável, com a pesquisa sistemática dos princípios ativos das plantas e dos minerais capazes de curar doenças.

Nas boticas, o boticário (atual farmacêutico) manipulava e produzia o medicamento na frente do paciente, de acordo com a farmacopeia e a prescrição médica. Ele tinha a responsabilidade de conhecer e curar doenças. Além disso, para exercer a profissão, semelhante ao que acontece atualmente, devia cumprir uma série de requisitos, ter local próprio e equipamentos adequados, pois atuava diretamente na preparação e armazenamento dos medicamentos.

Explicação:

Perguntas interessantes