A historia da Edução Física no Brasil
Soluções para a tarefa
educação física é uma displina aplicada na educação brasileira para a recreação, o desenvolvimento motor e o engajamento dos estudantes no mundo esportivo. Esta matéria percorreu um longo caminho na história da educação brasileira até se tornar parte oficial do currículo.
A história da Educação Física escolar no Brasil começou numa época bastante conservadora para o país. A introdução desta matéria foi iniciada com as fileiras militares, que eram guiadas por recomendações médicas. Os primeiros “professores” de educação física no Brasil foram os soldados que aplicavam as práticas da gymnástica na época da Imperatriz Dona Leopoldina.
Os primeiros núcleos dessa disciplina foram estruturados no país entre os anos de 1559 e 1759. Durante muito tempo, a Educação Física esteve ligada ao movimento corporal e à prática de peteca, arco e flecha e atividades recreativas.
Em 1824, com a promulgação da Primeira Constituição do Brasil, o Império determinou a escolarização dos brasileiros de forma gratuita, mas ainda não existia uma preocupação com a atividade física. Em 1846, a Escola Normal da Praça da República, em São Paulo, já tinha aulas de Educação Física, mas foi apenas em 1971 que a Educação Física foi reconhecida como uma importante prática educativa.
Neste contexto, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nomeou as disciplinas com orientação teórica e as de cunho prático que só reprovavam por faltas, como Educação Artística, Inglês e Educação Física. Com isso, a educação física ganhou um programa de aulas que contempla a prática de ginástica, jogos, desportos, danças e recreação. O objetivo desta matéria é estimular os hábitos saudáveis de vida, o equilíbrio e o desenvolvimento do corpo e do espírito.
Explicação:
é isso aí mano
Resposta: UM MINUTO EU TE AJUDO MIRELA HOLHA AQUI
Explicação:A história da Educação Física no Brasil tem os seus primeiros registros em 1500. Confira nesta matéria a evolução da prática esportiva no país!
Terra à vista
Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras encontraram índios que dançavam, saltavam, caçavam com arco e flecha e nadavam. Eram exercícios, em sua maioria, naturais e necessários para sua sobrevivência, mas também haviam práticas ligadas à cultura indígena como jogos de peteca, corrida e lutas – primeiras manifestações do que, mais tarde, se nomeou Educação Física. Clique aqui e confira algumas atividades tradicionais de comunidades indígenas que podem ser ensinadas na aula de Educação Física.Chegam os jesuítas
Com a chegada dos jesuítas, a Educação Física começou a ganhar contornos mais definidos. De acordo com a pesquisadora e professora Paula Chiés, em seu estudo “Iluminando o corpo: As contribuições científicas ao conceito de corpo”, nas escolas fundadas pelos jesuítas os alunos participavam de brincadeiras e jogos, sendo estas consideradas as primeiras aulas de Educação Física em território brasileiro. Porém, a prática tinha apenas o objetivo de lazer e recreação.
Colônia x Império
Ainda durante o período colonial, com a vinda de negros escravizados para o Brasil, surge a capoeira, luta que utiliza o próprio corpo como instrumento e muito praticada até hoje. Na época, a elite acreditava que exercícios físicos eram uma atividade somente para escravos e que seus filhos deveriam se dedicar ao desenvolvimento intelectual. Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental. As escolas começaram, então, a incluir a ginástica em seus currículos.