Português, perguntado por tamirestavares21, 1 ano atrás

A história da educação de um país reflete, diretamente, suas condições socioeconômicas. Diante disso, observamos ao longo de nosso material que em cada período histórico no Brasil houve uma tendência predominante, interesses predominantes e uma visão de educação e de sociedade específica. Também aprendemos que para se compreender as Políticas Públicas Educacionais é necessário entender o projeto social do Estado. Sobre isso, levando em consideração a atual descentralização na política educacional brasileira e a dualidade entre centralização e descentralização, observada na LDB Lei nº 9.394/96, é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS

A LDB, Lei nº 9.394/96, apesar de garantir e organizar uma série de direitos e conquistas históricas importantes, centraliza as decisões curriculares, avaliativas, no âmbito federal, e tende a repassar para a sociedade civil responsabilidades que deveriam ser do Estado. Como por exemplo, o projeto "Família na Escola", que age de acordo com a LDB, levando a sociedade a assumir responsabilidades no espaço educativo.


A LDB, Lei nº 9.394/96, não descentraliza funções que seriam obrigação do Estado, visto que vivemos em um Estado Neoliberal. Logo, o que observamos é que a Lei permite que a comunidade escolar tenha autonomia sobre seu currículo, sobre seu processo avaliativo, sobre sua estrutura e organização geral.


A LDB, Lei nº 9.394/96, além de garantir e organizar uma série de direitos e conquistas históricas importantes, descentraliza as decisões curriculares, avaliativas e repassa para a sociedade civil responsabilidades que concernem ao seu papel de cidadania.


A LDB, Lei nº 9.394/96, não descentraliza funções que seriam obrigação do Estado, visto que vivemos em um Estado Marxista. Logo, o que observamos é que a Lei permite que a comunidade escolar tenha autonomia sobre seu currículo, mas não sobre seu processo avaliativo.


A LDB, Lei nº 9.394/96, é reflexo de seu tempo, das influências ideológicas que sofreu durante sua elaboração. Logo, é correto afirmar que trata-se de um documento de cunho Marxista e ideologicamente comprometido com os movimentos sociais e sua visão de Estado, na medida que descentraliza todas as decisões curriculares e avaliativas.

Soluções para a tarefa

Respondido por claudemirsampai
2
gente eu coloquei C por causa da aula ao vivo.
Perguntas interessantes