A história da descoberta destas minas envolve diversos mitos, mas os diversos relatos da época citam um tal índio Hualca, que ao perder seu carneiro da terra (lhama) acaba por pernoitar no Cerro de Potosi, encontrando um veio de prata. Outro índio, Huanca,ao saber, informou a existência de tal veio a Juan Villaroel, um capitão espanhol. O registro oficial da descoberta foi feito no dia 21 de abril de 1545.” Fonte: DEVEZA, Felipe. O caminho da prata de de Potosi até Sevilha (séculos XVI e XVII). Revista Navigator. Volume 2. Número 4. UFRJ/RJ. 2006. P.81. * O texto acima pode ser relacionado a qual alternativa abaixo? (A) A descoberta das minas de prata do México sob controle espanhol. (B) A riqueza dos impérios pré-colombianos impressionou os colonizadores. (C) A descoberta de Potosi estimulou a colonização do Brasil. (D) O império Inca foi rapidamente conquistado por Francisco Pizarro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O texto acima trata da questão concernente a fundação da cidade de Potosí, na Bolívia, em 1545, dada pela necessidade de instalações para a efetivação da extração de minerais - marcadamente prata - da região.
Assim, a letra A) está incorreta, dado que não estamos falando do Méxio; a letra B) está incorreta, dado que não estamos falando das riquezas dos pré-colombianos, mas das minas de prata; a letra C) está correta, dado que a descoberta das minas fomentou a efetiva ocupação do território brasileiro pelos portugueses; a letra D) está incorreta, já que não se trata da dominação do Império Inca, por Pizarro, no Peru.
Perguntas interessantes
Pedagogia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás