A história da Arquitetura Renascentista nos ilustra com clareza a retomada de alguns princípios clássicos tanto no campo filosófico quanto no campo artístico. Alguns evidentes exemplos disso foram os Tratados elaborados no período. Assinale a alternativa correta relacionada aos Tratados Renascentistas.
Escolha uma:
a. Vitruvius, em DE RE AEDIFICATORIA, propunha uma conceituação filosófica do que deveria ser a cidade renascentista, afirmando que a boa cidade se faz a partir da funcionalidade e pela composição de edifícios de qualidade esteticamente proposto para o homem. Esta arquitetura deveria ser feita a partir da recombinação dos elementos clássicos e não como um modelo que tende a se repetir conforme colocado por Alberti na antiga Roma.
b. Michelangelo, em DE RE AEDIFICATORIA, propunha uma conceituação filosófica do que deveria ser a cidade renascentista, afirmando que a boa cidade se faz a partir da funcionalidade e pela composição de edifícios de qualidade esteticamente proposto para o homem. Esta arquitetura deveria ser feita a partir da recombinação dos elementos clássicos e não como um modelo que tende a se repetir conforme colocado por Vitruvius na antiga Roma.
c. Vitruvius, em DE RE AEDIFICATORIA, explicava na prática como acontecia a cidade em que vivia, afirmando que o homem era a medida da cidade e descrevendo as ordens clássicas conforme colocado por Alberti na antiga Roma.
d. Alberti, em DE RE AEDIFICATORIA, propunha uma conceituação filosófica do que deveria ser a cidade renascentista, afirmando que a boa cidade se faz a partir da funcionalidade e pela composição de edifícios de qualidade esteticamente proposto para o homem. Esta arquitetura deveria ser feita a partir da recombinação dos elementos clássicos e não como um modelo que tende a se repetir conforme colocado por Vitruvius na antiga Roma.
e. Alberti, em DE RE AEDIFICATORIA, propunha uma conceituação filosófica do que deveria ser a cidade renascentista, afirmando que a boa cidade se faz a partir da funcionalidade e pela composição de edifícios de qualidade esteticamente proposto para o homem. Esta arquitetura deveria ser feita a partir da recombinação dos elementos clássicos e não como um modelo que tende a se repetir conforme colocado por Vitruvius na antiga Grécia.
Soluções para a tarefa
Olá!
A segunda fase da arquitetura do renascimento, ocorre em Roma, a partir do século XVI. Esse período ficou conhecido como Alta Renascença.
Com o fim do modelo Gótico, os arquitetos Renascentistas adotam um estilo humanista e racional, estabelecendo critérios para suas construções. O novo modelo era voltado para o mundo clássico com a valorização da natureza e a funcionalidade das edificações. A partir daí, os arquitetos da época estabelecem novos tratados arquitetônicos a serem utilizados nas construções.
A obra que se destaca como referência nessa época é “DE RE AEDIFICATORIA” – que significa em Latim “Sobre a Arte de Construir” - de Leon Battista Alberti.
Com o exposto acima, podemos descartar as alternativas a, b e c.
Além disso, Alberti propunha uma arquitetura deveria ser feita a partir da recombinação dos elementos clássicos e não como um modelo que tende a se repetir conforme colocado por Vitruvius na antiga Roma.
Portanto, o correto é o que se descreve na alternativa d.
Resposta:
ESTA CORRETA A ALTERNATIVA D
Explicação: