ENEM, perguntado por camillymol7190, 1 ano atrás

A história do século XIX foi marcada pela tensão entre tradições políticas e intelectuais que apelava, ora para a força do nacionalismo, ora para o vigor das ideias internacionalistas. Indique a alternativa que traduz uma destas tradições.
(A)A formulação de alianças militares, a união de forças monárquicas e abolição das fronteiras políticas contribuíram para minar o poder dos Estados‐Nacionais.
(B) O 1o de Maio e os rituais trabalhistas manifestavam a ascensão de partidos e de movimentos de massa, expressão do nacionalismo da classe trabalhadora.
(C) As guerras de caráter religioso que eclodiram na Europa demonstram um enfraquecimento do poder universal da Igreja Católica e a ascensão de tradições religiosas nacionais.
(D)O apelo ao direito de autodeterminação dos povos questionou o poder das casas dinásticas e contribuiu para a posterior fragmentação dos grandes impérios europeus.
(E) O culto do progresso e da liberdade despertou os ideais republicanos e democráticos que contribuíram para o estabelecimento de federações supranacionais.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
11

O nacionalismo europeu que surgiu no século XIX foi responsável pelo questionamento dos impérios europeus formados por mais de uma etnia, como era o caso do Império Austro-Húngaro, que era governado pela dinastia dos Habsburgos.  

Esse tipo de união era prejudicial aos interesses nacionalistas, fazendo com que surgissem tensões entre seus povos e, consequentemente, movimentos separatistas.

A alternativa correta é a D.

Perguntas interessantes