A histerese é a tendência de um sistema de conservar suas propriedades na ausência de um estímulo que as gerou, ou ainda, é a capacidade de preservar uma deformação efetuada por um estímulo. Podem-se encontrar diferentes manifestações desse fenômeno. A histerese mais conhecida ocorre no magnetismo, mas também pode ocorrer em diversas áreas como mecânica clássica, tráfego, biologia e epidemiologia.
Quando o ferro não está magnetizado, seus domínios magnéticos estão dispostos de maneira desordenada e aleatória. Ao aplicar uma força magnetizante, os domínios se alinham com o campo aplicado. Se invertemos o sentido do campo, os domínios também inverterão sua orientação. Num transformador, o campo magnético muda de sentido muitas vezes por segundo, de acordo com o sinal alternado aplicado. E o mesmo ocorre com os domínios do material do núcleo. Ao inverter sua orientação, os domínios precisam superar o atrito e a inércia. Ao fazer isso, dissipam uma certa quantidade de potência na forma de calor, que é chamada de perda por histerese. Essa perda é proporcional à área da curva da histerese.
Em determinados materiais, a perda por histerese é muito grande. O ferro doce é um exemplo. Já no aço, esse tipo de perda é menor. Um transformador que apresenta baixa perda nas frequências menores, pode ter uma grande perda por histerese ao ser usado com sinais de frequências mais altas. A histerese produz-se devido ao gasto de energia para inverter os dipolos durante uma mudança de campo magnético.
Considere o ciclo de histerese dos dois materiais indicados na Figura pelas curvas azul (larga) e vermelha (estreita).
Ciclo de histerese de dois materiais magnéticos distintos.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Para construir um transformador de potência deve-se escolher um material cuja curva de histerese seja a representada pela curva vermelha (estreita) ao invés da azul (larga).
PORQUE
II. Transformadores de grande potência precisam ter uma perda por histerese reduzida, uma vez que já há outras perdas que não podem ser evitadas, como perdas por efeito Joule nos enrolamentos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. Incorreto
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
e.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Letra B
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Explicação:
Perguntas interessantes