A hipófise é uma pequena glándula localizada na região interna do
cranio. Possui dimensões aproximadas a um grão de ervilha, pesando
de 0.5 a 1 grama. Suas dimensões são opostas ao tamanho de sua
Importancia no sistema hormonal humano. Explique porque as funções
desempenhadas pela hipófise são tão importantes.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Glândula Hipófise | Pituitária
A glândula hipófise, chamada antigamente de glândula pituitária (do latim, Pituita = secreção mucosa), está localizada na sela turca (uma formação do osso esfenoide), na fossa média do crânio.
Galeno acreditava que a secreção nasal era proveniente do encéfalo, atribuindo o nome de pituitária.
Somente no século XVII que verificaram que a hipófise não está relacionada com a secreção nasal.
O termo hipófise significa hipo = abaixo; fise = crescimento, o nome foi atribuído a glândula por se desenvolver (crescer) abaixo do encéfalo.
Pode ser dividida em duas partes: neuro-hipófise (parte posterior da glândula) e a adeno-hipófise (parte anterior da glândula) entre elas há uma pequena porção denominada de parte intermédia (atrofiada no ser humano, contudo em outras espécies apresenta funções relevantes).
Inferiormente a hipófise podemos localizar o seio esfenoidal do osso esfenóide, que forma parte do teto da cavidade nasal, assim, o acesso cirúrgico minimamente invasivo da hipófise é por meio da cavidade nasal, atravessando o seio esfenoidal e acessando a hipófise inferiormente (acesso transesfenoidal).
Na região ântero-superior da hipófise podemos localizar o quiasma óptico (uma formação do hipotálamo) que contém o cruzamento das fibras nasais da retina de cada olho (as fibras nasais de cada retina captam informações visuais do campo temporal).
Em torno da hipófise podemos observar o seio cavernoso (um plexo venoso) e lateralmente a hipófise as artérias carótidas internas.
NETTER: Frank H. Netter Atlas De Anatomia Humana. 5 ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.
A glândula hipófise é uma estrutura ovóide (cerca de 12 mm de diâmetro transversal e 8 mm de diâmetro anteroposterior, e com um peso médio de 500 mg no adulto), é contínua com o infundíbulo, um prolongamento inferior oco, de formato cônico, derivado do túber cinéreo do hipotálamo.
Desenvolvimento embrionário
A hipófise está localizada no centro da sela turca (região denominada de fossa hipofisial), separada do restante do encéfalo por uma prega, de formato circular, derivada da dura-máter.
Podemos dividir a hipófise em duas partes:
A neuro-hipófise: que se origina do sistema nervoso (no diencéfalo), que tem seu crescimento em direção inferior ( em azul).
A neurohipófise consiste em uma porção volumosa, denominada histologicamente de parte nervosa (pars nervosa).
A adenohipófise: de origem ectodérmica a partir de uma projeção da boca primitiva (estomodeu), que desenvolve em direção superior, formando a bolsa de Rathke (em vermelho).
Constituída pelas partes: distal (pars distalis), tuberal (pars tuberalis) e intermédia (pars intermédia).
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J.; ABRAHAMSOHN, P. Histologia básica: texto e atlas. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
Na primeira imagem do lado esquerdo observe a linha em laranja esquematizando o ectoderma e a linha em azul o tubo neural.
Em seguida, o assoalho do diencéfalo se desloca inferiormente, enquanto o teto da cavidade oral primitiva se projeta superiormente.
O ectoderma forma a bolsa de Rathke com sua parede anterior se dilatando (diminuindo o tamanho da cavidade – observe o espaço diminuto da bolsa de Rathke na figura do lado direito).
A neuro-hipófise (parte nervosa) continua fixa ao diencéfalo por meio de um pedículo denominado de infundíbulo (composto por axônios provenientes de núcleos hipotalâmicos).
A adeno-hipófise não tem conexão anatômica com o sistema nervoso, sendo constituída por três partes, a maior delas é denominada de parte distal (pars distalis), uma parte que circunda o infundíbulo denominada de parte tuberal (pars tuberalis), e uma terceira parte denominada de parte intermédia (pars intermedia).
A neuro-hipófise e a adeno-hipófise são separadas por uma pequena fissura (esquício da bolsa de Rathke).
A neuro-hipófise inclui a parte posterior (pars nervosa), o infundíbulo e a eminência mediana (próximo ao túber cinério).
Corte sagital do encéfalo com foco na região hipotálamo-hipofisária.
Identifique a eminência mediana, na região proximal do infundíbulo.
Na eminência mediana neurônios parvocelulares liberam hormônios que influenciam a secreção de outros hormônios da adeno-hipófise.
Os corpos celulares agrupados no sistema nervoso formam núcleos.
No hipotálamo os núcleos supraóptico e paraventricular (magnocelulares), projetam seus axônios em direção a neurohipófise.
Os axônios partem dos núcleos e alcançam a neuro-hipófise atravessando o infundíbulo.
Na região da neuro-hipófise há a formação de uma rede capilar proveniente da artéria hipofisária inferior, desta forma, os hormônios produzidos no hipotálamo são secretados pela neurohipófise na rede capilar.