A hipófise é uma glândula pequena, esférica, situada no centro da cabeça. Ela é considerada a glândula mestra do sistema endócrino. Por que? Quais são suas funções, e como ela faz isso?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Funções da hipófise
A hipófise possui importantes funções, além do controle de outras glândulas, ela também contribui para o bom funcionamento do metabolismo e produção de hormônios.
A partir de sua relação com o hipotálamo, a hipófise representa locais de interação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso.
O hipotálamo, que é uma região do cérebro, regula a atividade secretora da hipófise. Um exemplo é que alguns hormônios do hipotálamo são encaminhados à adeno-hipófise, via uma parte do sistema circulatório chamado de sistema porta, que se estende da base do hipotálamo até a adeno-hipófise.
A hipófise é dividida em duas partes: a anterior ou adeno-hipófise e a posterior ou neuro-hipófise.
Adeno-hipófise
A adeno-hipófise tem origem no tecido epitelial. Ela secreta hormônios a partir da influência da liberação e secreção de hormônios que passam pelo hipotálamo no sistema porta.
Em resposta aos fatores que chegam do hipotálamo, ela secreta seus próprios hormônios, que são proteínas, glicoproteínas ou polipeptídeos.
neuro-hipófise tem origem de um prolongamento do hipotálamo, sendo constituída por tecido nervoso.
Ela é assim chamada por ser uma extensão do encéfalo. Sua função é armazenar e secreta dois neuro-hormônios que estão descritos no quadro abaixo.
Antidiurético (Vasopressina) Responsável pela reabsorção de água nos rins, reduzindo o volume da urina e perda excessiva de água.
Ocitocina Atua no estímulo da musculatura do útero. Possui um importante papel na expulsão do feto no momento do parto.