A hipertensão, popularmente conhecida como “pressão alta”, necessita do controle da ingestão de alimentos ricos em sódio e na restrição da adição de sal na comida. Junto a isso, no ambiente hospitalar, mesmo em pacientes que não possuem hipertensão, deve-se controlar o sódio, já que o alto consumo de sódio favorece a restrição hídrica.
SILVA, S. M. C. S; MURA, J. D. P. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. São Paulo: Roca, 2007.
As desvantagens do alto consumo de sódio são fortemente evidenciadas e foi, também, um dos objetos de estudo da disciplina. Nota-se que ainda é alto o número de pessoas que consomem este mineral acima das recomendações diárias, pois geralmente as preparações com pouco sal possuem baixa aceitação pela população. Diante do exposto, assinale a alternativa correta sobre as atitudes que podem ser tomadas para diminuir a quantidade de sódio adicionada no preparo de alimentos, sem prejudicar o sabor e aceitação da preparação.
Alternativas
Alternativa 1:
A melhor estratégia é utilizar temperos industrializados, pois estes possuem o sabor mais concentrado, então são utilizados em pequenas quantidades e se torna um substituto do sódio.
Alternativa 2:
Deve-se preferir alimentos em conserva, pois, concentram sabor e não precisam da adição de sal nas preparações, já que as próprias conservas salgam as preparações.
Alternativa 3:
Optar por queijos amarelos é uma boa estratégia para controlar o consumo de sódio, pois apesar de possuírem maiores teores, como são mais saborosos, o consumo acaba sendo menor do que quando comparado aos queijos brancos.
Alternativa 4:
Utilizar temperos como alho, cebola e temperos naturais tornam as preparações com mais sabor e, consequentemente, exigem menos sal para que as preparações sejam bem aceitas. Além disso, estes conferem nutrientes às preparações.
Alternativa 5:
Usar embutidos nos lanches, como o presunto é uma boa opção para garantir a ingestão de proteína na refeição com pouca necessidade de adicionar sal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
confia
Resposta:
Alternativa 4:
Utilizar temperos como alho, cebola e temperos naturais tornam as preparações com mais sabor e, consequentemente, exigem menos sal para que as preparações sejam bem aceitas. Além disso, estes conferem nutrientes às preparações.
Explicação:
Mesmo para os pacientes que não possuem hipertensão, o sal deve ser evitado, pois, como é rico em sódio (o sal de cozinha é o cloreto de sódio, ou seja, formado por sódio e cloro), pode causar retenção de água, tornando o organismo inchado e diminuindo o volume da urina.
Cabe, então, ao profissional da Gastronomia, juntamente com a sua equipe, buscar alternativas rentáveis por meio da alimentação para que o alimento seja aceito positivamente pelos pacientes, melhorando a adesão à alimentação; por meio de modificações das técnicas no preparo dos alimentos, adição e/ou substituição de ingredientes, utilização de ervas e temperos naturais, visando criar uma alternativa de melhorar o sabor das dietas, desmistificando a ideia de que comida de hospital é insossa.
Página 73 do livro Cozinha Hospitalar.