A Hipertensão Gestacional apresenta um alto risco de morbidade e mortalidade materna e perinatal. Quando é diagnosticada após a 20ª semana, e a pressão sistólica encontra-se igual ou superior a 140 mmHg e a diastólica igual ou superior a 90 mmHg, com ausência de proteinúria, distingue-se de pré-eclampsia ou doença hipertensiva específica da gestação, que ocorre quando há presença de proteinúria maior ou igual a 300mg/ 24 horas, com presença ou não de edema. A assistência prestada pelo Enfermeiro durante o período de pré-natal, parto e puerpério, é fundamental, para isso este profissional deve ter a compreensão do processo da doença hipertensiva, da relevância dos sinais clínicos, como também é importante o conhecimento da etiologia e fisiopatogênia.
Sobre os principais cuidados relacionados à assistência de enfermagem na Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Explicar a gestante e sua acompanhante o processo patológico e a necessidades de períodos de repouso em lateral esquerdo; permitir tempo pras perguntas; manter o ambiente tranquilo; estar atento aos sinais vitais, em especial o pulso; instruir para relatar sintomas como cefaleia, tonteira e dor precordial.
b.
Realizar treinamento da equipe; realizar acolhimento desde o início da gestação até o final; encaminhamento ao serviço de referência; realizar aferição de sinais vitais 2 x por dia; aferição da PA com a gestante em posição sentada; avaliar constantemente o débito urinário; orientar decúbito lateral direito.
c.
Avaliação rigorosa dos sinais vitais de 2 em 2 horas, avaliação constante do débito urinário, verificação dos reflexos, controle dos batimentos cardiofetal, orientar decúbito lateral esquerdo, atentar-se para cefaleia, distúrbio visual, dor epigástrica e nível de consciência.
d.
Na primeira consulta de pré-natal, deve ser realizada anamnese abordando aspectos epidemiológicos, além dos antecedentes familiares e pessoais, ginecológicos e obstétricos e da gravidez atual. O exame físico deve constar avaliação da cabeça e pescoço, tórax, abdome, membros.
e.
A tríade edema, proteinúria e hipertensão, sinais clássicos da Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, deve ser identificada pelo enfermeiro na UBS, o qual é o mais hábil profissional para fazer os primeiros atendimentos e o encaminhamento para o acompanhamento de gestantes de alto risco.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Avaliação rigorosa dos sinais vitais de 2 em 2 horas, avaliação constante do débito urinário, verificação dos reflexos, controle dos batimentos cardiofetal, orientar decúbito lateral esquerdo, atentar-se para cefaleia, distúrbio visual, dor epigástrica e nível de consciência.
Explicação:
A avaliação rigorosa dos sinais vitais de 2 em 2 horas, a avaliação constante do débito urinário, a verificação dos reflexos e os demais itens da alternativa C, são cuidados importantes para a avaliação do estado da mulher que está sofrendo com a hipertensão específica da gravidez (alternativa C).
Cuidados gestacionais
As gestantes precisam de muitos cuidados, como cuidados nutricionais, cuidados nas atividades físicas e cuidados em outros aspectos, como no uso de medicamentos que podem ser teratogênicos para o bebê.
Mais sobre gestação
https://brainly.com.br/tarefa/50396949
#SPJ2