A hipertensão é caracterizada pelo aumento da tensão que as paredes das artérias sofrem e exercem sobre o conteúdo de sangue no seu interior. Trata-se de uma condição clínica multifatorial, considerada o principal fator de risco para Infartos do Coração e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).
Hoje, no Brasil, a hipertensão atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos e mais de 60% dos idosos. Além disso, contribui direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular.
Considerando que você, um profissional da saúde que atua em ambiente hospitalar, possui estagiários em seu setor que estão sob sua responsabilidade. Na emergência desse hospital, deu entrada uma paciente hipertensa, que realiza acompanhamento com um médico cardiologista. A paciente queixa-se de mal-estar, enxaqueca e vômito. Embora não seja diretamente de sua responsabilidade, você recebeu a anamnese da paciente contendo informações relevantes descritas, como explicitado abaixo:
- Mulher.
-48 anos.
-hipertensa com carteirinha de aferição de pressão, diagnosticada a média de 140mmHg por 90 mmHg.
-obesa.
-sedentária.
-fumante.
-faz consumo de bebida alcoólica.
-faz uso de medicamentos anti-hipertensivos.
Quando leu a anamnese da paciente, você, como responsável pelos estagiários, viu uma oportunidade de apresentar o quadro clínico aos estudantes, com o objetivo de crescimento profissional. Após apresentar essa anamnese aos acadêmicos, você abre para realizem questionamentos. Assim, abaixo estão as perguntas que foram realizadas. Dessa forma, quais seriam suas respostas para esses questionamentos? (obs.: utilizar linguagem científica, para isso, realize pesquisas em artigos científicos e livros para responder as perguntas).
A) O que significa os valores maiores e menores de 140mmHg por 90 mmHg encontrados na pressão arterial da paciente? E quais os valores considerados normais para essa paciente? Lembre-se das contrações sistólicas e diastólicas do coração.
B) Quais os riscos da hipertensão arterial para uma pessoa com as condições encontradas na anamnese da paciente em questão?
C) A Pressão sanguínea tem seus níveis aumentados ou diminuídos ao longo do dia. Por exemplo, em um quadro de desidratação há a redução da pressão arterial e como consequência, o organismo reage para que ocorra o aumento dessa pressão para estabilização. No entanto, em um quadro de exercício físico, em que há o aumento da pressão arterial durante a atividade física o organismo reage para que ocorra a redução da pressão a curto prazo. Descreva o mecanismo da regulação da pressão a curto e longo prazo.
D) De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (2020) o objetivo primordial do tratamento anti-hipertensivo é promover proteção cardiovascular através da redução da pressão arterial. Cite ao menos duas classes de fármacos anti-hipertensivos.
Obs.: Além dos livros, os alunos poderão utilizar os seguintes artigos para resolver a atividade MAPA.
Título:Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (2020
Link: https://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/pdf/Diretriz-HAS-2020.pdf
Título: Conhecimentos e percepções do jovem estudante do ensino médios sobre a hipertensão arterial e suas consequências: Link: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/9480/1/Luciana%20Canabarro.pdf
Soluções para a tarefa
A) Os valores de 140x90 servem para ponto de corte em: pressão normal, pre-hipertenso e hipertenso.
B) A hipertensão Arterial aumenta os riscos de doenças cerebrovasculares: IAM, AVE.
C) Desidratação crônica leva a superativação do SRAA, aumentando a pressão arterial. E o exercício aeróbico leva a maior complacência das artérias, diminuindo a pressão arterial.
D) Bloqueador do Receptor de Angiotensina e Diurético Tiazídico.
Como interpretar a Diretriz De Hipertensão da SBC?
A) Os valores de pressão arterial possuem pontos de cortes para determinação se existe hipertensão ou não. As diretrizes determinam pontos de cortes diferentes, por exemplo, American Heart Association --- utilizada nos EUA --- e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) --- utilizada para o diagnóstico no Brasil.
- Os valores pressóricos menores (<) 140x90 determinam pressão normal.
- Os valores de pressão arterial igual (=) 140x90 determinam a pre-hipertensão.
- E os valores de pressão arterial maiores (>) 140x90 determinam hipertensão arterial.
B) Os riscos de hipertensão arterial correlacionam-se com:
Aumento da probabilidade de infarto do miocárdio (IAM);- Aumento da probabilidade de doenças cardiovasculares: IAM, AVE (acidente vascular encefálico), doença renal crônica, oftalmopatias.
C) A longo prazo o sistema de desidratação agrava o Sistema Renina Angiotensina Aldosterona (SRAA) levando a vasoconstricção cada vez maior, elevando os níveis pressóricos, com o intuito de manter a pressão arterial média.
Já nos casos da atividade física, por vasodilatação há uma maior complacência da camada média dos vasos, levando a maior elasticidade o que diminui a pressão arterial média.
D) Os principais anti-hipertensivos de 1° linha são:
- Bloqueadores dos Receptores de Angiotensina (BRA);
- Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina II (IECA);
- Diurético Tiazídicos.
Veja mais sobre hipertensão em: https://brainly.com.br/tarefa/30284117
#SPJ1