Saúde, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

A hipersensibilidade imediata pode fazer um choque anafilático pois, existe uma grande liberação de ....................(somente uma palavra)

Soluções para a tarefa

Respondido por francinecampos201995
2

Explicação:

Introdução:

Quando um indivíduo é exposto previamente a um determinado antígeno e desenvolve uma resposta imune a ele é considerado sensibilizado. Em algumas situações essa resposta é excessiva, resultando em uma reação prejudicial ou patológica chamada de reação de Hipersensibilidade.

Classificação das Reações de Hipersensibilidade:

– Hipersensibilidade Imediata (Tipo I):

A resposta imune é mediada por células Th2, anticorpos IgE e mastócitos. Há a liberação de mediadores inflamatórios que atuam nos vasos e músculo liso, além do recrutamento de células inflamatórias. Ocorre em minutos após exposição ao antígeno. Ex. Alergias, Asma Brônquica, Rinite, Anafilaxia.

– Hipersensibilidade Mediada por Anticorpos (Tipo II):

Os anticorpos IgM e IgG ligam-se a antígenos na superfície de células, como hemácias e plaquetas, promovendo ativação do sistema complemento e destruição celular por Fagócitos e Células NK. Pode haver lesão dos tecidos, induzindo a inflamação ou levar à interferência nas funções celulares, causando doença sem lesão tecidual. Ex. Anemia Hemolítica Autoimune, Síndrome de Goodpasture.

– Hipersensibilidade Mediada por Imunocomplexos (Tipo III):

Há a formação de imunocomplexos, através da ligação de um antígeno solúvel com anticorpos IgM e IgG, que se depositam em vasos e tecidos, levando à inflamação. Há recrutamento e ativação de leucócitos, produzindo lesão tecidual. Ex. Lúpus Eritematoso Sistêmico, Doença do Soro, Reação de Arthus.

– Hipersensibilidade mediada por Células (Tipo IV):

Os Linfócitos T CD4+ (Th1 e Th17) encontram antígenos em sítios inflamatórios, sendo então ativados, liberando interleucinas e moléculas de adesão. Esse evento facilita a migração e ativação de leucócitos, levando a reações inflamatórias. Em alguns casos, os T CD8+ destroem as células hospedeiras. Ex. Dermatite de contato, Esclerose Múltipla, Diabetes tipo I, Artrite Reumatóide.

Anafilaxia Sistêmica

As alergias, ou atopias, são um tipo de hipersensibilidade imediata (Tipo I) mediada pelo anticorpo IgE e mastócitos. A propensão para o desenvolvimento de alergias pode ser influenciada pela herança de vários genes e/ou fatores ambientais.

A anafilaxia é a forma mais grave de hipersensibilidade imediata, sendo uma reação sistêmica caracterizada por edema em vários tecidos e uma diminuição da pressão sanguínea, secundária à vasodilatação. Geralmente resulta da presença sistêmica de um antígeno, onde os indutores mais frequentes incluem: alimentos, picadas de insetos, antibióticos injetáveis ou ingeridos.

O alérgeno ativa os mastócitos nos tecidos, resultando na liberação de mediadores (histamina, bradicinina, prostaglandinas, leucotrienos) que levam à diminuição do tônus vascular e extravasamento de plasma em todo o corpo. Ocorre hipotensão, podendo levar ao choque anafilático. Além disso, há constrição das vias áreas superiores e inferiores, edema na laringe, hipermotilidade do intestino, extravasamento de muco e lesões na pele.

O choque anafilático severo pode ser rapidamente fatal, mas pode ser controlado pela imediata administração de Adrenalina/Epinefrina e Anti-histamínicos, que reverte a ação da histamina, inibe a degradulação dos mastócitos, relaxando o músculo liso brônquico e reduzindo a inflamação.

Urticária

A urticária é uma resposta aguda à presença de alérgenos em contato direto ou que entram na corrente sanguínea e alcançam a pele. É um tipo de Hipersensibilidade Imediata, onde os mastócitos da derme são ativados, degranulados e liberam histamina que causa pápulas e placas eritemoedematosas com prurido em todo o corpo.

O tratamento deve ser precedido da identificação da causa e tentativa de elimina-la. A escolha terapêutica é baseada no uso de anti-histamínicos por via oral. Caso o quadro for muito intenso, com risco de broncoespasmos e edema de laringe, pode ser feita a administração de adrenalina.

Perguntas interessantes