a higiene ressaltar quais tipos de aspectos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem diversas medidas que podemos adotar para prevenir doenças, tanto para não nos contaminarmos quanto para não disseminá-las para outras pessoas. Entre essas medidas estão os hábitos de higiene pessoais, e aqueles com objetos e ambientes.
Essas práticas ajudam a prevenir o contato das pessoas com agentes patógenos, como vírus e bactérias. Também evitam a proliferação deles, bem como eliminam aqueles que já possam estar em contato conosco, seja depositados na pele, nas roupas ou superfícies.
Como esses hábitos são fundamentais para garantir a saúde do indivíduo e das pessoas com quem ele tem contato, conversamos com o Dr. Eduardo Godinho, médico do trabalho da BRK Ambiental, para que ele falasse um pouco mais sobre essas boas práticas e o impacto que elas têm na prevenção de doenças. Continue lendo e confira as explicações do especialista!
O que são hábitos de higiene?
Os hábitos de higiene são todas as medidas, ações e práticas que adotamos com o intuito de evitar doenças e preservar a saúde. Eles são praticados rotineiramente, afinal, envolvem atividades de cuidado com objetos e o ambiente, como:
lavar utensílios de cozinha;
lavar e passar as roupas;
limpar a casa;
higienizar o carro;
cuidar dos calçados; entre outros.
Além dessas atividades, também adotamos hábitos de higiene pessoal no dia a dia, que são:
lavar as mãos;
tomar banho;
lavar os cabelos;
cortar as unhas;
escovar os dentes.
Esses são cuidados básicos e indispensáveis que garantem a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar da população.
Qual a importância desses hábitos?
A pandemia da Covid-19 veio ressaltar a importância de cultivar bons hábitos de higiene. Isso porque a transmissão do coronavírus se dá, entre outras formas, por meio do contato da mão suja com os olhos, a boca ou o nariz, principais portas de entrada para o vírus no organismo.
O Dr. Eduardo Godinho explica que, “como medida preventiva, o mais importante seria lavar com água e sabão as mãos e o rosto a cada contato com outras pessoas e até mesmo quando, porventura, esfregar o nariz, olhos ou passar as mãos nos lábios e boca.”
Tudo isso porque o vírus causador da Covid-19, o Sars-CoV-2, é disseminado pelo ambiente e transferido de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva. Sendo assim, bons hábitos de higiene evitam que esse fluido corporal seja espalhado pelas superfícies e tenha contato com indivíduos saudáveis.
Porém, diversas outras doenças podem ser disseminadas em função de hábitos de higiene ausentes ou praticados com pouca frequência, como:
gripes;
resfriados;
micoses;
inflamações oculares;
meningite;
hepatite.
Portanto, embora a pandemia do novo coronavírus tenha reforçado a importância de cultivar os hábitos de higiene, eles já eram necessários antes dela. Afinal, as gripes e resfriados, por exemplo, também são transmitidas de pessoa para pessoa por meio de secreções espalhadas pelo ar e por superfícies.
É importante lembrar que, quando adotamos essas medidas preventivas, estamos evitando contrair uma doença ou transmitir para os demais. Então, trata-se de uma questão de saúde pública, onde o respeito ao coletivo deve imperar.
Explicação: