História, perguntado por arcaydem, 9 meses atrás

A higiene não é uma descoberta dos tempos modernos, mas “uma arte que o século de Luiz XIV menosprezou e que a Idade Média cultuou com amor”, escreveu a historiadora Monique Closson, autora de numerosos livros sobre a criança, a mulher e a saúde no período medieval. No estudo de referência “Limpo como na Idade Média”, a historiadora mostra com luxo de fontes que desde o século XII são incontáveis os documentos como tratados de medicina, ervolários, romances, fábulas, inventários, contabilidades, que nos mostram a paixão dos medievais pela higiene. Higiene pessoal, da cozinha, dos talheres, etc. As iluminuras dos manuscritos são documentos insubstituíveis no qual os gestos refletem o “clima psicológico ou moral da época". Disponível em: . Acessado em: 10 mai. 2018. Com base nos estudos da disciplina acerca do tema representado no fragmento de texto acima, leia as asserções abaixo: I. A maioria da população jogava seus excrementos em esgotos ou em pilhas de detritos a céu aberto, tornando as vielas imundas, o mau cheiro insuportável e as águas de abastecimento da cidade poluídas. PORQUE II. Desde os primórdios da humanidade até a Idade Contemporânea, não havia muita preocupação com a relação entre higiene e proliferação de doenças. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
5

I) CERTO. Isso acontecia porque a população da Idade Média - incluindo governantes e população - não tinha consciência dos riscos originados da exposição dos excrementos (principalmente das fezes).

Por conta deste fato, muitas pessoas morriam por doenças transmitidas por insetos (como as moscas).

II) ERRADO. Na verdade, a contemporaneidade contribuiu para o avanço da ciência, de modo que houvesse preocupação constante com a saúde e higiene.

Hoje, podemos observar que já existem tratamento e/ou cura para doenças que eram vistas como "incuráveis".

Até logo!a

Perguntas interessantes