A hidrovia Paraná-Paraguai requer obras para a expansão do tráfego de cargas, como a dragagem do rio Paraguai, entre Cáceres (MT) e Corumbá (MS).” Jornal Folha de São Paulo – 19/08/97. Considerando-se as condições naturais da área citada acima estima-se que tal dragagem poderá provocar: *
10 pontos
um maior alagamento da planície de inundação, pois a retirada de detritos significa a retirada de obstáculos das águas do rio Paraguai, que avançarão rumo às áreas mais distantes do leito do rio.
uma questão diplomática com a Argentina, pois a alteração no fluxo das águas do rio Paraguai rebaixará sensivelmente o volume de água da Hidrelétrica de Itaipu.
alterações radicais na paisagem, pois o rio Paraguai percorre um vale em canyon, que será inundado a partir do represamento das águas, a exemplo do ocorrido com Sete Quedas.
um rebaixamento do nível do rio Paraguai e, em decorrência, trechos do Pantanal deixarão de ser alagados durante a cheia, provocando alteração e mesmo morte de espécies da fauna e flora da região.
uma questão diplomática com o Paraguai, pois a alteração no fluxo das águas reduzirá significativamente o volume de águas da Hidrelétrica de Itaipu, gerando uma crise no fornecimento de energia.
Outro:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: alternativa D (um rebaixamento do nível do rio Paraguai e, em decorrência, trechos do Pantanal deixarão de ser alagados durante a cheia, provocando alteração e mesmo morte de espécies da fauna e flora da região.)
Explicação:
Perguntas interessantes