A heurística documental é um processo de análise documental de extrema importância, principalmente para documentos oficiais que estão sob o poder do Estado. É realizado um levantamento de informações, de influências externas e internas sobre o documento, para atestar sua validade e credibilidade para a pesquisa histórica. Sobre a heurística documental, analise as sentenças a seguir:
I- No século XIX, o historiador Leopold von Ranke baseou-se na heurística documental para afirmar que para a produção histórica é necessário que o historiador mantenha-se imparcial ao documento.
II- A heurística documental externa define-se pela análise da validade do documento e a relação do local em que ele foi produzido, a ligação com outros documentos e outros fatores que relacionem o documento com o contexto histórico.
III – Na heurística interna, o documento é analisado de modo restrito, sem levar em conta fatores externos. Neste momento, o historiador impõe-se criticamente sobre o conteúdo do documento.
IV- A heurística se constitui como um processo primordial para analisar os documentos estatais. Este método geralmente desqualifica estes documentos, devido à sua carga ideológica e política.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A questao b ascquestoes certas sao a I e a II
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás