"A herpes labial é uma doença infecciosa causada principalmente pelo vírus HSV1. Trata-se de uma doença altamente contagiosa que afeta uma porção significativa da população. A herpes nem sempre se manifesta em surtos, em média aparece de 4 a 6 vezes por ano. Alguns fatores favorecem os surtos, tais como febre, exposição ao sol, estresse e menstruação." Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A herpes simples é uma infecção de caráter recorrente provocada pelo vírus Herpevirus hominis.
( ) Devido a sua ação anti-inflamatória e analgésica, a planta medicinal mais indicada para o tratamento da herpes simples é a unha-de-gato.
( ) As espécies popularmente conhecidas como espinheira-santa são, comprovadas cientificamente, para o tratamento das herpes simples e sexual.
( ) A herpes simples trata-se de um distúrbio de motilidade viral que pode causar desconforto abdominal, aumento da imunidade, cólicas, diarreia e constipação intestinal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
V - V - F - V. Incorreto
b.
V - V - V - V.
c.
F - V - V - V.
d.
V - V - F - F.
e.
F - V - F - F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B- VVFF
Explicação: Os herpes vírus humanos (HHV) fazem parte de uma família -Herpesviridae - e têm como seu hospedeiro, unicamente, o homem. São ubíquos e latentes e, uma vez ocorrida a primo-infeção, permanecem no organismo do individuo afetado durante toda a sua vida.
A Unha de Gato é uma planta medicinal que possui propriedades imunoestimulantes. Por isso, é muito usada para aumentar a imunidade, auxiliando em tratamentos para pessoas com tumores metastáticos, artrose, candidíase, herpes zoster, artrite reumatoide e lúpus
ESPINHEIRA SANTA (Maytenus ilicifolia) Usado contra afecções gástricas, na hiper acidez do estômago, nas gastrites e úlceras de esôfago, estômago e duodeno, nas afecções intestinais, hepáticas e renais e nas afecções de pele de origem intestinal, tais como acne, eczemas e Herpes. É também usado para debelar feridas, principalmente em diabéticos. Utilizado no tratamento de alcoolismo e na prevenção de tumores. Bom contra gases. Desperta o senso de valor próprio e autoestima. É um ótimo acompanhante da Salvia para quem vive sob situações de pressão que geram constantes dores de estômago. Contraindicado para gestantes e lactantes, uma vez que diminui a produção de leite materno.
A infecção causada pelo vírus do herpes simples provoca o aparecimento recorrente de bolhas pequenas, dolorosas e cheias de líquido na pele, boca, lábios (herpes labial), olhos ou órgãos genitais.
Essa infecção viral muito contagiosa é transmitida pelo contato direto com ulcerações ou, por vezes, com uma área afetada quando nenhuma ulceração estiver presente.
O herpes causa bolhas ou ulcerações na boca ou nos órgãos genitais e, muitas vezes com a primeira infecção, uma febre e sensação geral de mal-estar.
O vírus infecta, por vezes, outras partes do corpo, incluindo olhos e cérebro.
Geralmente, os médicos reconhecem com facilidade as ulcerações causadas por herpes, mas por vezes é necessária a análise do material de uma ulceração ou exames de sangue.
Nenhum medicamento pode eliminar o vírus, mas medicamentos antivirais podem ajudar a aliviar os sintomas e ajudar a resolvê-los um pouco mais cedo.
O herpes simples é um dos diversos tipos de herpesvírus. Há dois tipos de vírus do herpes simples (herpes simplex vírus, HSV):
HSV-1, que é a causa comum das ulcerações nos lábios (herpes labial) e das ulcerações na córnea do olho (ceratite por herpes simples)
HSV-2, que é a causa comum do herpes genital.
Esta distinção não é absoluta: Às vezes, as infecções genitais são causadas pelo HSV-1. A infecção pode também ocorrer em outras partes do corpo, como no cérebro (uma doença séria) ou no trato gastrointestinal. Pode haver infecção amplamente disseminada em recém-nascidos ou em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, principalmente as que têm infecção por HIV.
O HSV é muito contagioso e pode ser transmitido pelo contato direto com ulcerações e, por vezes, através do contato com a boca (área oral) ou os genitais de pessoas com infecção por HSV mesmo quando nenhuma ulceração puder ser vista
Resposta:
V - V - F - F.