A hermenêutica contextual é uma vertente renovadora da exegese histórico-gramatical, que se distingue por: (a) maior amplitude teórica na análise dos contextos do texto bíblico e da época da leitura; (b) intenção missionária que direciona a interpretação: o texto veicula a palavra de Deus que ensina à Igreja como realizar a sua missão; e (c) reunificação da exegese e da hermenêutica em um único grande movimento interpretativo, superando a dicotomia exegese/hermenêutica do paradigma moderno-iluminista. De acordo com Padilla (1984, p. 2): “[...] o desafio da hermenêutica é transportar a mensagem do seu contexto original ao contexto dos leitores contemporâneos a fim de produzir nestes o mesmo impacto que produziu nos ouvintes ou leitores originais”. Ainda de acordo com Padilla (1984, p. 15): [...] uma hermenêutica genuína envolve um diálogo entre o contexto histórico e as Escrituras, um diálogo no qual o intérprete se aproxima das Escrituras com uma perspectiva particular (sua visão de mundo) e se aproxima de sua situação com uma compreensão particular da Palavra de Deus (teologia).
ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Métodos e Interpretação Bíblica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimpresso em 2018..
2. A partir da instrumentalidade da Hermenêutica Negra Feminista, pretende-se interpretar Cântico dos Cânticos, capítulo 1, versículos 5-6. Nesse exercício hermenêutico que privilegia a experiência da mulher negra, marcada pelo sexismo, racismo e classismo, propõe-se resgatar o texto de sua unilateral interpretação ocidental. Evidencia-se que a tradução desse texto bíblico tem sido condicionada pela lógica do etnocentrismo, e as interpretações são pautadas pelo eurocentrismo, o que acaba inviabilizando a identificação da influência afro-asiática na formação e autocompreensão dos israelitas.
CALDEIRA, Cleusa. Hermenêutica Negra Feminista: um ensaio de interpretação de Cântico dos Cânticos 1:5-6. Estudos Feministas, Florianópolis, 21(3): 496, setembro-dezembro/2013
A partir de uma leitura dos textos acima, compare e analise as afirmações abaixo marcando (V) verdadeiro e (F) falso.
( ) O texto 2 é uma aplicação da hermenêutica contextual.
( ) O texto 2 é uma hermenêutica feminista e, por isso, não pode ser entendida como contextual.
( ) O texto 2 pode ser chamado de contextual porque transporta a mensagem do seu contexto original para o contexto dos leitores.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
V, F, V
Explicação:
é uma explicação hermenêutica contextual, que transporta sua mensagem atual para os conceitos dos leitores
Respondido por
12
V, F, V .
A hermenêutica contextual compreende uma vertente renovadora da exegese histórico-gramatical, que se caracteriza por apresentar a maior amplitude teórica na análise dos contextos do texto bíblico e da época da leitura.
Considerando os textos apresentados na questão, temos que o texto 2 compreende uma aplicação da hermenêutica contextual, devido ao fato de transportar a mensagem do seu contexto original para o contexto dos leitores.
Bons estudos!
Perguntas interessantes