História, perguntado por gugac5p71jbw, 11 meses atrás

A heresia não existe em si e nada mais é do que aquilo que a autoridade eclesiástica definiu como tal. A própria noção de heresia (etimologicamente, “escolha”) só adquire sentido na medida em que a Igreja se transforma em uma instituição preocupada em fixar a doutrina que fundamenta a sua organização e seu domínio sobre a sociedade. BASCHET, Jérôme. A civilização feudal. São Paulo: Globo, 2006. p. 222. De acordo com o excerto do medievalista Baschet, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: as heresias começaram a ser combatidas pela Igreja Cristã a partir da criação do Tribunal da Santa Inquisição, no século XIII. Alternativa 2: as heresias foram criadas e "transportadas" do politeísmo romano para a Idade Média Cristã, tendo por objetivo a preservação da cultura romana antiga. Alternativa 3: as heresias foram uma criação da Igreja cristã para combater, única e exclusivamente, outras formas de monoteísmo - como o Islamismo e o Judaísmo. Alternativa 4: as heresias determinadas pela Igreja Cristã tinham por objetivo perseguir e eliminar aqueles que postulassem contra a doutrina Católica, fortalecendo o seu domínio sobre a sociedade. Alternativa 5: a ideia de heresia foi criada pelos seguidores do paganismo politeísta romano, em uma tentativa de desmoralizar e enfraquecer a Igreja Cristã, no período em que o Cristianismo estava se tornando a principal religião do ocidente europeu.

Soluções para a tarefa

Respondido por marisetesilveip95hyy
3

Resposta :letra A

Explicação:

Santa Inquisição A Igreja Católica ficou tão preocupada com as criticas aos seus ensinamentos que criou, no século XIII o Tribunal da Igreja Católica, mais conhecido como A Santa Inquisição. A Inquisição tinha o objetivo de perseguir, julgar e punir as pessoas acusadas de heresia, e esses eram considerados como inimigos de estado, quando cometiam os atos por mais de um ano.

Respondido por rafaeljaires
2

Resposta:

Alternativa 4: as heresias determinadas pela Igreja Cristã tinham por objetivo perseguir e eliminar aqueles que postulassem contra a doutrina Católica, fortalecendo o seu domínio sobre a sociedade.

Perguntas interessantes