Biologia, perguntado por jregiina, 9 meses atrás

A hemoglobina é uma proteína que está presente nos eritrócitos, responsável pelo transporte de oxigênio. Existem formas de interferir com a ligação do oxigênio à hemoglobina? Quais? Explique

Soluções para a tarefa

Respondido por rayllecn
12

Algumas formas de interferir com a ligação do oxigênio à hemoglobina é através de alguns elementos tóxicos, efeitos alostéricos, interação heme-heme e efeito Bohr.

Um exemplo muito comum disso é devido aos efeitos alostéricos a junção dos seguintes componente, quando afetam a capacidade da hemoglobina se ligar ao O2 é alterada: pH do ambiente, pela pressão parcial de dióxido de carbono (pCO2) e pela disponibilidade de 2,3-difosfoglicerato.

Espero ter ajudado, bons estudos :)

Respondido por Gaper
10

Introdução:

   Os eritrócitos (hemácias) fazem parte dos componentes figurados do sangue e são responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbônico no sangue. O transporte do oxigênio é possível devido à proteína hemoglobina, e a ligação entre os dois forma a oxiemoglobina. Essa ligação é instável, pois ao chegar aos tecidos, o oxigênio se desprende pra ser usado na respiração celular. Entretanto, há meios para interferir nessa ligação entre oxigênio e hemoglobina...

☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠

⌦Carboxiemoglobina

   O monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro, incolor e insípido. Pode vir da combustão incompleta de combustíveis fósseis ou até mesmo de queimadas florestais ou erupções vulcânicas.

   Esse poluente gasoso tem uma afinidade com a hemoglobina muito maior (mais de 200 vezes) do que o oxigênio. Mais de 80% do CO absorvido liga-se à Hb, formando a carboxiemoglobina. Essa ligação resulta em um deslocamento do O₂ da hemoglobina, o que reduz sua capacidade de transporte desse gás.

⌦Metemoglobina

   A metemoglobina (ou meta-hemoglobina) é uma anormalidade da Hb, onde seu ferro não está no estado ferroso, mas sim no férrico (Fe³+). Com esse ferro oxidado, é impossível haver o transporte de O₂ ou CO₂ pela proteína. Além disso, a hemoglobina restante terá uma maior afinidade ao oxigênio. Isso significa que será mais fácil haver a ligação, mas mais difícil desfazê-la para liberar o gás nos tecidos.

⌦Efeitos alostéricos

   A ligação do oxigênio à hemoglobina também pode ser afetada pelos efetores alostéricos. Podemos citar como exemplos a pressão parcial de oxigênio, a pressão parcial de dióxido de carbono e o pH do ambiente.

✔ Conclusão:

   Esses são alguns dos fatores que podem afetar de forma negativa a ligação do oxigênio à hemoglobina. Em muitos dos casos as consequências podem ser fatais, e a mais comum é a inalação do monóxido de carbono emitido pelos veículos automotivos na combustão incompleta.

☑ Curiosidades:

   A combustão incompleta ocorre quando não há oxigênio suficiente para consumir todo o combustível.

Observe as seguintes fórmulas da combustão incompleta do metano:

CH₄(g) + O₂(g)  ➝  C(s) + 2 H₂O(g)

CH₄(g) + 3/2 O₂(g) ➝ CO(g) + 2 H₂O(g)

(Observe que houve produção de monóxido de carbono em uma das fórmulas.)

   A maior parte do monóxido de carbono presente na atmosfera é oriundo das emanações por veículos. A combustão da gasolina nos motores é considerada um fenômeno químico, uma vez que o processo altera a composição da matéria.

➸ Confira esse exercício sobre motores a combustão interna:

https://brainly.com.br/tarefa/25691310

➸ Aprenda a diferença entre fenômenos químicos e físicos:

https://brainly.com.br/tarefa/25339148

Anexos:
Perguntas interessantes