Biologia, perguntado por Janaine19089, 1 ano atrás

a hemofilia é uma doença hereditaria determinada por um gene de caráter recessivo ligado ao cromossomo x.supondo que um homem normal case-se com uma mulher portador, qual a probabilidade de esse casal gerar uma menina hemofilica

Soluções para a tarefa

Respondido por PandinhaG
218
Bom... pelo cruzamento de um homem normal XY e uma mulher portadora Xx
o cruzamento ficaria assim:

XX, XY, xY, Xx
bom a probabilidade é zero, mas ela pode ser portadora do gene.
obs: a hemofilia ela passa de geração da mae para o filho, veja que no cruzamento saiu um menino hemofílico se ele se relacionar com uma mulher normal, suas futuras filhas serão portadoras da doença.

Janaine19089: obrigada. ajudou muito
PandinhaG: que bom que lhe ajudei :)
Respondido por tamyresdejesus
200

A probabilidade do casal gerar uma menina hemofílica é zero.

A hemofilia é uma doença de caráter recessivo ligada ao cromossomo X. Para que uma mulher seja afetada, é necessário que esta possua os dois cromossomos recessivos para a condição clínica, o que é bastante raro. Entretanto, se a mulher possui um cromossomo para a hemofilia, esta será portadora e passará o alelo recessivo para sua prole.

Homens, no entanto, como só possuem um cromossomo X e este só pode ser herdado da mãe, possuem mais chances de herdar a hemofilia. Como o pai é normal e homens só doam o cromossomo Y, a filha nunca poderia ser hemofílica, visto que ambos os pais deveriam ser hemofílicos.

Leia mais sobre hemofilia em:

https://brainly.com.br/tarefa/17483617

Anexos:
Perguntas interessantes