a hegemonia dos direitos humanos como linguagem de dignidade humana é hoje incontestável. no entanto, esta hegemonia convive com uma realidade perturbadora. a grande maioria da população mundial não é sujeito de direitos humanos. é objeto de discursos dos direitos humanos. deve, pois, começar por perguntar-se se os direitos humanos servem eficazmente à luta dos excluídos, dos explorados e dos discriminados ou se, pelo contrário, a tornam mais difícil. (santos, 2014, p. 3) após a leitura do excerto acima e considerando seus estudos sobre os direitos humanos a partir da etapa conceituar, leia as assertivas que se seguem:
Soluções para a tarefa
Todas as afirmativas estão corretas.
É preciso destacar que a hegemonia dos direitos humanos como linguagem de dignidade humana é incontestável no cenário atual. Mas também é preciso considerar que tal hegemonia convive com uma realidade perturbadora.
Em que a maior parte dos indivíduos não é sujeito de direitos humanos, sendo um objeto de discursos dos direitos humanos. Sendo importante então que ocorra a indagação de que se os direitos humanos servem de forma eficaz para a luta dos excluídos.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Resposta:
I, II e III.
Explicação:
O ano da referência está errado, é 2012, mas coloquei os excertos abaixo para justificar resposta.
"Se você fizer um balanço histórico dos séculos XIX e XX, constatará que o modelo deu certo para os que acompanharam o movimento de mercado, aqueles que se tornaram proprietários de produções de bens de consumo. Mas não deu certo para a natureza que sofreu (e sofre) grande exploração."
"Diante desta narrativa, a utopia dos direitos humanos universais como um projeto de construção de uma solução para o homem apresenta suas deficiências. Isto, porque, não se apresenta como um projeto ético, já que há uma seletividade entre os humanos que têm e os que não têm acesso aos direitos."
"A conclusão, portanto, é a de que há uma seletividade de acesso aos Direitos Humanos Universais."
"Para Bethania Assy (2012), a ineficácia está intimamente ligada à injustiça social, ou seja, à estrutura violenta de poder que nega acesso aos direitos econômico, racial, político, cultural, dentre outros. Esse movimento gera uma seletividade de direitos, já que alguns têm acesso a eles, enquanto outros não."
"Há um cenário de seletividade dos Direitos Humanos que não estava previsto;"
Caso queiram maiores informações procurem dentro de CONCEITUALIZAÇÃO - Pilar Emocional.
(dica: use Ctrl+F para buscar palavras ou frases)