História, perguntado por marinabarros, 1 ano atrás

A Guerrilha do Araguaia foi um movimento clandestino que existiu entre 1968 e 1974. explique o que defendia seus integrantes e por que esse movimento não alcançou seus objetivo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Dianasantiago
116
O comunismo, porque naquela época se vivia a terrível ditadura militar( nesse momento ser comunista era crime).
Eles foram para as margens do rio Araguaia e então  organizaram um combate contra os militares com ajuda dos ribeirinhas ( população local), e no começo foram vitoriosos porque os militares não tinham conhecimento sobre o território e não tinham ajuda, só que mais tarde os mesmos se reorganizaram e passaram a se aproximar da população ribeirinha, torturando os para obter informação sobre os comunistas e assim começou a derrota dos comunistas.
Mesmo tendo uma boa tática, perderam a guerrilha porque passaram a não ter mais o grande apoio dos ribeirinha além de passar a não ser mais os únicos com informações do local da batalha, porque os militares também reuniram informações sobre o local. 
Respondido por EduardoPLopes
34

A Guerrilha do Araguaia, um movimento armado do Partido Comunista do Brasil, defendia dois objetivos principais: o fim da ditadura militar, que já então havia prendido, torturado e executado centenas de estudantes, e a instauração de uma República Socialista no Brasil.

O movimento não alcançou os seus objetivos por ser relativamente pequeno (contava com cerca de 80 guerrilheiros) e mal equipado, não conseguindo, militarmente, derrotar o exército brasileiro (que destacou aproximadamente cinco mil homens, além de helicópteros) e nem fazer com que houvesse grande participação popular no conflito, não tendo conseguido manter por mais tempo o combate.

Mais sobre guerrilhas latino-americanas em:

https://brainly.com.br/tarefa/16518701

Anexos:
Perguntas interessantes