História, perguntado por cass26, 9 meses atrás

A Guerra (ou revolta) dos Mascates insere-se no contexto dos movimentos nativistas do período colonial. Trata-se de um conflito em Pernambuco que opõe duas áreas dessa região: Olinda, onde há o predomínio dos senhores de engenho, e Recife, com a prevalência dos comerciantes de origem portuguesa – os chamados mascates. Olinda possuía uma Câmara com atuação dos homens-bons da região. Até então Recife (mais próspera economicamente) era subordinada a ela politicamente. Partindo das informações contidas no texto, escolha a alternativa que contém a análise mais adequada do conflito. *
a)Os mascates eram os senhores de engenho nascidos no Brasil e atuavam de forma mais intensa em Olinda.
b)O conflito finalizado em 1712 resolveu definitivamente o conflito de interesses dos grupos que ali se opunham.
c)Podemos perceber que a intenção da Guerra dos Mascates se inseria no contexto de revoltas que visavam à separação da colônia (Brasil) e da metrópole (Portugal.)
d)Podemos perceber que a submissão de Recife à administração de Olinda foi o principal fator da eclosão desse conflito entre cidades importantes no cenário colonial do nordeste brasileiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaellyictoriabarre
1

Resposta: alternativa A

Explicação:insere-se no contexto dos movimentos nativistas do período colonial. Trata-se de um conflito em Pernambuco que opõe duas áreas dessa região: Olinda, onde há o predomínio dos senhores de engenho, e Recife, com a prevalência dos comerciantes de origem portuguesa – os chamados mascates.

Perguntas interessantes