Geografia, perguntado por army2772, 9 meses atrás

A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), porém, resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos. Explique como os conflitos abaixo influenciaram na Guerra Fria.

a) Guerra da Coreia:

b) Guerra do Vietnã:

c) Crise dos Mísseis em Cuba:

d) Guerra do Afeganistão:​

Soluções para a tarefa

Respondido por PatriciaPillar
474

Resposta:

A) GUERRA DA COREIA : representou a confrontação entre URSS e EUA, criando o receio de uma 3° Guerra Mundial.

B)GUERRA DO VIETNÃ: a atuação americana nessa guerra fez parte de sua pol~itica de contenção do consumismo em nível internacional durante o período da Guerra Fria.

C) CRISE DOS MÍSSEIS: foi um incidente diplomático entre URSS e EUA, por causa da instalação de mísseis em Cuba.

D)GUEERA DO AFEGANISTÃO: A URSS invadiu o país. A invasão estendeu-se por dez anos e foi extremamente penosa até mesmo para os soviéticos, causando-les molhares de mortes, além do impacto financeiro sobre o país. Isso inseriu-se no contexto da Guerra Fria.

FOI ISSO QUE CONSEGUI FAZER, ESPERO TER AJUDADO !

Explicação:


juliakalazans: a a ta erradissima
juliakalazans: A Guerra da Coreia influenciou a guerra fria, pois a divisão da península entre Coreia comunista e capitalista apenas reforçou a dicotomia e rivalidade entre essas ideologias.
Respondido por nataliafransantos
1

Os principais conflitos que influenciaram a Guerra Fria foram:

a) Guerra da Coreia (1950-53): este foi o primeiro grande conflito que ocorreu após o término da Segunda Guerra Mundial.  Soviéticos e americanos dividiram e abandonaram a região. O sul era capitalista e o norte era comunista. O governo de cada região tinha um projeto próprio de unificação para os dois territórios segundo o interesse de cada um.

As tensões aumentaram na região, o que fez com que o norte invadisse o sul, dando início ao conflito armado. Os norte-americanos apoiaram o sul e os chineses apoiaram o norte.  A União Soviética manteve-se neutra no conflito devido  a participação da China  Nacionalista em uma reunião da ONU que previa a interferência no conflito.

Por fim, ao término do conflito , foi assinado um acordo de paz,  que não foi assinado pelos coreanos e a região ainda permanece em um certo clima de tensão até os dias atuais, com a Coreia do Norte sendo um dos países mais fechados do mundo.

O conflito não trouxe benefício nem mesmo ideológico para um nenhum dos dois lados, apenas resultou em muitas mortes e perdas.

b) Guerra do Vietnã (1959-19750):  este conflito também foi bastante semelhante a Guerra da Coreia com os Estados Unidos apoiando o Vietnã do Sul contra os comunistas do Vietnã do Norte.  Esta guerra mobilizou recursos e desgastou a imagem dos Estados Unidos perante a sociedade americana.

Esta guerra foi muito cara para a economia dos Estados Unidos que no final saiu derrotado pelos guerrilheiros do Vietnã,  entrando para a história como uma das maiores derrotas norte-americanas.  O Vietnã  acabou se unificando no ano de 1973,  sob a influência do governo do Vietnã do Norte.  

c) Crise dos Mísseis (1962): foi o momento de maior tensão da Guerra Fria, onde ficou mais evidente que haveria um confronto direto entre os Estados Unidos e a União Soviética, o que resultaria em uma guerra nuclear.  

A  tensão teve início quando os soviéticos decidiram instalar uma base com mísseis nucleares soviéticos em Cuba, que fica a 144 km  dos Estados Unidos, o que em caso de ataque poderia chegar na capital americana em alguns minutos. Durante 6 dias, o mundo viveu a maior tensão durante o conflito.

Foi feito um acordo entre  Nikita Khrushchev (URSS)   e John Kennedy (Estados Unidos), onde os Estados Unidos se comprometeram  em não invadir a ilha cubana e retirar os mísseis americanos que estavam presentes na Turquia e na Itália. Em troca os soviéticos retiraram os mísseis de Cuba.

d) Guerra do Afeganistão(1979-1989):  os soviéticos invadiram o país no ano de 1979 para apoiar um governo comunista aliado aos interesses da União Soviética. Os Estados Unidos passaram então a apoiar grupos rebeldes localizados no interior do país , para derrubar o governo comunista causando instabilidade na região.

A guerra foi muito cara para a União Soviética, que durante muitos anos lutou em vão na região se retirando no ano de 1989,  com sua economia arrasada, que foi um dos fatores que contribuiu para a queda da União Soviética no ano de 1991.

O conflito foi uma derrota para ambos os países, pois os grupos rebeldes até os dias de hoje se mantêm ativos no Afeganistão trazendo muito caos e instabilidade principalmente para a população da região.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/23536378

Anexos:
Perguntas interessantes