A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha (1835-1845) eclodiu como uma reação ao(s):)
(a) pesados impostos cobrados pela Coroa, que diminuíam a capacidade de concorrência dos produtos gaúchos, especialmente do charque.
(b) regime de propriedade das terras gaúchas, que favorecia a concentração da posse de latifúndios nas mãos dos nobres ligados à Corte.
(c) intensos movimentos do exército imperial no Rio Grande do Sul, que limitavam a atuação política dos estancieiros gaúchos.
(d) sistema de representação eleitoral, que excluía a possibilidade de participação política das camadas populares da sociedade gaúcha.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(a) pesados impostos cobrados pela Coroa, que diminuíam a capacidade de concorrência dos produtos gaúchos, especialmente do charque.
Antes de mais nada, a Revolução Farroupilha foi uma revolta que teve seu início devido aos pesados impostos que eram cobrados pela Coroa e que diminuíam a capacidade de concorrência dos produtos gaúchos, especialmente o charque frente aos concorrentes de outros países. (LETRA A)
A chamada Guerra dos Farrapos teve início ainda no Período Regencial (1835) e durou incríveis 10 anos. Os gaúchos estavam bastantes insatisfeitos com a política fiscal em curso, o que tornava o charque brasileiro mais caro do que aquele que era produzido na Argentina e no Uruguai.
Em resposta, eles organizaram um movimento que ao longo do tempo tomou um caráter separatista. Inclusive os dissidentes chegaram a formar a chamada República Juliana em Santa Catarina.
Em 1845 a paz foi finalmente acordada no Tratado do Ponche Verde e os gaúchos conseguiram boa parte de suas reivindicações.
Leria mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/1063961