História, perguntado por hebertlauton, 6 meses atrás

A Guerra dos Farrapos (1835-1845), também conhecida como Revolução Farroupilha, foi a mais longa revolta de todo o período Regencial e Imperial brasileiro. Sobre este movimento revolucionário NÃO é correto afirmar que:
A) foi iniciativa das populações mais pobres, os farrapos, que desejavam acabar com as injustiças sociais e a miséria em que se encontrava a maioria da população gaúcha.
B) expressou o descontentamento dos pecuaristas gaúchos com as medidas do governo central, que impunham pesada carga tributária à economia rio-grandense.
C) Revoltaram- se contra o governo e, comandados por Bento Gonçalves, obrigando o presidente da província a fugir, conquistaram porto Alegre.
D) um ponto comum entre os rebeldes era o de fazer do Rio Grande do Sul, pelo menos, uma província autônoma, com rendas próprias, livre de centralização do poder imposta pelo Rio de Janeiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:

Não é correto afirmar Letra A), pois a Guerra dos Farrapos foi um movimento realizado pelas elites econômicas.

Explicação:

Respondido por LucasPereiraBrito
1

Resposta:

Alternativa Correta: A

Explicação:

Os regentes (governantes do período regencial) aumentaram os impostos sobre os pecuaristas que vendiam Charque, um tipo de carne bovina salgada seca ao sol, e os regentes começaram a priorizar os pecuaristas do Uruguai e da Argentina comprando charques deles por um preço mais barato, gerando revolta nos grandes fazendeiros e na elite gaúcha.


hebertlauton: vlw tenho outra pergunta
Perguntas interessantes