a guerra dos 100 anos foi...
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Guerra dos Cem Anos foi consequência de problemas das dinastias francesas e inglesas que começaram em 1066. É que Guilherme, um duque da Normandia (território francês), conquistou a Inglaterra, tornando-se rei. O resultado foi que tanto Guilherme quanto seus sucessores eram donos do trono inglês e, ao mesmo tempo, súditos do rei da França, visto que tinham herdado terras no país. O resultado dessa confusão veio em 1328, quando o rei francês Carlos IV morreu sem deixar herdeiro. Do outro lado do Canal da Mancha, Eduardo III, que era sobrinho de Carlos IV, considerou-se um pretendente legítimo ao trono e reivindicou o controle do território. Uma assembleia francesa, porém, escolheu Felipe VI da Casa Valois como legítimo rei da França. Começou, então, o conflito.
Resposta:
A Guerra dos Cem Anos foi uma série de conflitos travados de 1337 a 1453 pela Casa Plantageneta, governantes do Reino da Inglaterra, contra a Casa de Valois, governantes do Reino da França, sobre a sucessão do trono francês. Cada lado atraiu muitos aliados para a guerra.
Explicação:
A origem da Guerra dos Cem Anos está na disputa pelo trono francês, que ficou vago logo após a morte de Carlos IV, em 1328. Os ingleses queriam se aproveitar desse vácuo de poder na França para assumir o seu território e usufruir dos benefícios econômicos, principalmente em Flandres, uma região próspera comercialmente.