A Guerra do Paraguai [. ] O país sofreu uma enorme recessão econômica que empobreceu o Paraguai durante muito tempo. Com o final da guerra, o Brasil conservou suas posses na região do Prata. Em contrapartida, o governo imperial contraiu um elevado montante de dívidas com a Inglaterra e fez do Exército uma instituição interessada em interferir nas questões [. ] nacionais. [. ] Esse texto relata que, após a Guerra do Paraguai, a aliança militar com estrangeiros se fortificou. A distribuição de terras aos camponeses se modificou. As finanças dos países envolvidos se estabilizaram. As forças armadas ganharam expressão política
Soluções para a tarefa
A "Guerra do Paraguai" foi o maior conflito armado da América do Sul, onde participaram do conflito o Brasil, Uruguai, Argentina, países estes que formaram uma aliança contra o Paraguai. Após esse conflito as forças armadas ganharam grande influência e poder na vida política.
Guerra do Paraguai e a Questão Militar
Após o conflito, as forças armadas irá sair vitoriosa e fortalecida como instituição nacional. Em decorrência disso, irá ocupar um maior lugar na vida política no Brasil, e os valores do império irão ser questionados.
No contexto da Guerra do Paraguai, as ideias republicanas foram difundidas entre o exército brasileiro, sendo o Brasil o único país que não era uma república ainda, ganhando assim, força para um movimento de modernização das instituições políticas no país.
Portanto, com a aliança militar com estrangeiros, podemos afirmar que ocorreu a difusão de ideias republicanas e em decorrência da vitória do conflito, as forças armadas ganham uma maior expressão política no Brasil, chegando a conclusão de que a Guerra do Paraguai contribuiu para o fim do império.
Saiba mais sobre "Guerra do Paraguai" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/47011991
#SPJ4