ENEM, perguntado por estudante010105, 6 meses atrás

A Guerra do Paraguai foi deflagrada em 12 de novembro de 1864, quando Solano López, ditador paraguaio, apresou o navio brasileiro Marquês de Olinda e, posteriormente,

invadiu Corumbá e Uruguaiana, no Brasil, e Corrientes, na Argentina. A economia paraguaia, desenvolvida a partir de um programa isolacionista, estava baseada na produção de algodão e erva-mate e em estaleiros, entretanto, vivia na dependência dos portos de Buenos Aires e Montevidéu para manter seus contatos com o exterior. Solano Lopez, que contratara técnicos europeus de várias áreas para promover o desenvolvimento desse país – como o famoso tenente- -coronel Thompson – tencionava desequilibrar o quadro de forças na região, criando um “grande Paraguai” às custas dos países vizinhos.

Nesse cenário, a Guerra do Paraguai trouxe, como consequências para o contexto político brasileiro, a nível nacional

A
O fortalecimento do Exército e maior participação dos militares na política, levando à proclamação da República.

B
A prisão de Dom Vital, bispo de Olinda, ao proibir a entrada de maçons nas celebrações católicas.

C
A substituição da mão de obra escrava por imigrantes europeus para trabalho nos cafezais do Vale do Paraíba.

D
A retomada das relações diplomáticas com a Inglaterra, que haviam sido rompidas desde a Questão Christie entre 1862 e 1865.

E
O fortalecimento dos ideais abolicionistas difundidos pelos cafeicultores do Vale do Paraíba.

Soluções para a tarefa

Respondido por nicolasmartinscruz
1

Resposta:

Letra A

Explicação:

A guerra do Paraguai fez com que o Brasil adotasse o programa de recrutamento Voluntários da Pátria, e ao fim da guerra, o número de militares no país era extremamente mais expressivo, oque culminou em uma revolta militar tempos depois que ficaria conhecida como a proclamação da república e o fim do Império do Brasil.

Perguntas interessantes