A Guerra do Paraguai (1864-1870), aquela grande explosão política da história latino-americana é contemplada à luz da personalidade e das aberrações de um só homem. Descreve-se Francisco Solano López como desafiando de morte ao Brasil, Argentina e Uruguai, que se uniram em legítima defesa contra o demente que, [...] aterrorizava o seu próprio povo até reduzi-lo a uma submissão abjeta.
GUIMARÃES, A. V. A Guerra do Paraguai: suas causas 1823-1864. Campo Grande: UCDB, 2001. v. 2.
Sobre essa guerra, considere as afirmativas:
I - A Guerra do Paraguai teve muitos motivos para acontecer, sendo o mais notório a insatisfação inglesa perante o desenvolvimento e a autonomia econômica paraguaia diante das nações europeias.
II - A Guerra do Paraguai deixou a economia paraguaia destruída enquando fortaleceu o Brasil, que deixou para trás a dívida externa que possuía com a Inglaterra devido a indenização recebida do país perdedor do conflito.
III - O resultado desse conflito para o Paraguai foi desastroso, pois a grande maioria da população foi dizimada, a indústria destruída e o país se endividou com a indenização que teve de pagar por ser derrotado.
IV - Ao Brasil ocorreram pontos positivos, como a modernização e fortalecimento das forças armadas, e negativos, como o aumento da dívida externa, visto que o país não possuía recursos para financiar a guerra.
É correto o que se lê em:
ALTERNATIVAS
I e IV.
I e III.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Estão corretas as afirmações I, III e IV. O Brasil que sustentou praticamente sozinho as batalhas da Tríplice Aliança só aumentou a sua dívida externa com a Inglaterra.
Perguntas interessantes