História, perguntado por Dudacorrea2018, 6 meses atrás

A guerra de canudos.
Publicada em 1902, a obra Os Sertões, escrita por Euclides da Cunha, é uma combinação de literatura e relato jornalístico sobre a Guerra de Canudos (1896 -1897). Dividida em três partes, A terra, O homem e A luta, a narrativa descreve as condições sociais no Nordeste brasileiro, a vida precária do nordestino e a forte repressão oficial sobre a comunidade de Canudos. Leia o fragmento a seguir.

Concluídas as pesquisas nos arredores, e recolhidas as armas e munições de guerra, os jagunços reuniram os cadáveres que jaziam esparsos em vários pontos. Decapitaram-nos. Queimaram os corpos.

Aponte causas para a formação do movimento.

a) Ausência do Estado diante das dificuldades dos sertanejos / o surgimento de Antônio Conselheiro, um líder social com perfil messiânico.

b) O acordo de trabalho digno feito entre sertanejos e latifundiários / pela intensificação do Estado na regulamentação das leis trabalhistas.

c) A interferência das grandes potências mundiais / o poder das Oligarquias nacionais.

d) O apoio da igreja católica / as profecias de Antônio Conselheiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por davimatsunaga
1

Resposta:

A

Explicação:

Canudos foi um movimento messiânico pois acreditava no sebastianismo, era contra a República e acreditava numa monarquia mística, teve Antônio Conselheiro como Líder.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida é só falar.

Perguntas interessantes