Sociologia, perguntado por nandCly, 1 ano atrás

A guerra de canudos é um marco na história do sertão brasileiro. desenvolva um pequeno texto mostrando os fatores, a reação do governo e resultados desse movimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por nstaudt59
1
A Guerra dos Canudos ocorreu no momento inicial da primeira República brasileira. Foi liderada por António Conselheiro. Apresentou um caráter messiânico e a massa de pessoas que a compunha, em geral, pessoas passando por muitas necessidades, acreditavam que seu líder as conduziria ao Paraíso terrestre. Essa comunidade capitaneada por Conselheiro instalou-se em um Arraial no sertão nordestino e constitui uma sociedade praticamente a parte da restante, o que desagradou as lideranças locais e o próprio governo central. Muitos acusaram Conselheiro de ser Monarquista, isto é, de desejar o retorno da família real e o seu governo. Em razão do desagrado ao governo local e a suspeita de oposição à República, moveram-se quatro campanhas contra Canudos, sendo que só a última saiu vitoriosa por parte do exército, que destacou metade de seu contingente na época e dizimou toda a população do arraial. O impacto histórico desse movimento repercute até hoje, sendo que há diversas obras e estudos referentes a esse acontecimento. Euclides da Cunha, por exemplo, escreveu o clássico:Os sertões, obra que reflete os fatos ocorridos em Canudos. O fascínio de Conselheiro e de seu caráter messiânico permanece no imaginário brasileiro e suas profecias escatológicas. Espero ter esclarecido.
Respondido por Usuário anônimo
1

A guerra de canudos é um marco na história do sertão brasileiro. Desenvolva um pequeno texto mostrando os fatores, a reação do governo e resultados desse movimento.  A Guerra de Canudos faz 120 anos. A Guerra de Canudos (1896-1897), também conhecida como a revolução/insurreição de Canudos foi um conflito ocorrido entre um movimento popular e o exército da República brasileira na comunidade de Canudos.  O Período: de novembro de 1896 a outubro de 1897. O Local foi no interior do sertão da Bahia, Envolvidos: de um lado os habitantes do Arraial de Canudos (jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, fanáticos religiosos) liderados pelo beato Antônio Conselheiro. Do outro lado as tropas do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal. As Causas da Guerra: O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordava com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia. Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirma ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período. Significado do conflito - A Guerra de canudos significou a luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do século XIX. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região.

 

 




Perguntas interessantes