Geografia, perguntado por adrianacabrera9200, 9 meses atrás

A Grécia teve uma queda do PIB de 8,1% no primeiro trimestre e 7,3% no segundo(2011),e a previsao oficial e da queda de 5,3% no ano. O desemprego subiu de 11,6%,em junho de 2010,para 16% um ano depois. E o defict publico cresceu 22% nos primeiros oito meses de 2011. Por que a Grécia esta nessa situação?

Soluções para a tarefa

Respondido por mateuscesario10
9

A Grécia gastou bem mais do que podia na última década, pedindo empréstimos pesados e deixando sua economia refém da crescente dívida.  Nesse período, os gastos públicos foram às alturas, e os salários do funcionalismo praticamente dobraram.  Enquanto os cofres públicos eram esvaziados pelos gastos, a receita era atingida pela evasão de impostos.  A Grécia estava completamente despreparada quando chegou a crise global de crédito e em 2009, registrou déficit orçamental de 13,6% do PIB e enfrentava uma dívida de 300 bilhões de euros.  

O montante da dívida deixou investidores relutantes em emprestar mais dinheiro ao país, que hoje exigem juros altos para novos empréstimos com medo de calote.  Essa situação ficou preocupante, porque a Grécia depende de novos empréstimos para refinanciar suas enormes dívidas.

Na época o país apresentou planos para cortar o déficit para 8,7% em 2010, e para menos de 3% em 2012.  Para alcançar isso, o Parlamento grego aprovou um pacote de medidas de austeridade para economizar bilhões de euros (o que causou protestos violentos no país).  O governo congelou os salários do setor público e aumentou os impostos, e ainda anunciou o aumento do preço da gasolina, ainda aumentou a idade para a aposentadoria em uma tentativa de economizar dinheiro no sistema de pensões, já sobrecarregado.

Para você ter noção a União Europeia exige que os países da Zona do Euro e do bloco não tenham um déficit orçamentário acima de 3% do PIB, os gregos estavam com quase 11%.

Em 2015 a Grécia novamente voltou a ser manchete de jornal a ser o primeiro país desenvolvido do mundo a da um calote no FMI - Fundo Monetário Internacional. Não somente é o primeiro calote de um país desenvolvido com o FMI, como também o de maior valor.

Esses diversos problemas trouxeram consequências e prejuízos não só ao povo grego, mas toda a Europa, e União Europeia, o euro teve uma forte queda, e fez com que o bloco europeu se juntasse as pressas para acompanhar o desenrolar e obrigar a Grécia a tomar medidas urgentes para estabilizar a economia e paz social no país.

Hoje a UE vê atenta outros países como Portugal, Itália, Espanha e Irlanda, com medo que acabem seguindo pelo mesmo caminho por terem um deficit infinitamente maior que o exigido pelo bloco.

Perguntas interessantes