A grécia não chegou a formar um país único na Antiguidade. No seu momento de maior eplendor, era composta de centenas de cidades-estado denominadas pólis. Então se não era governo, o que dava unidade aos gregos?
Soluções para a tarefa
É comum considerar que a pólis teria nascido entre os Gregos em resultado de um determinismo geográfico, ou seja, o relevo montanhoso da Grécia, que dificultava as comunicações e isolava as comunidades humanas, teria levado a este tipo de organização política. Porém, esta teoria é rejeitada com base em vários fatos. Em primeiro lugar, em outras regiões igualmente montanhosas não se desenvolveram poleis ou só tardiamente se desenvolveram. Para além disso, a polis desenvolveu-se em regiões onde as comunicações eram fáceis, como a Ásia Menor e a península do Peloponeso. Polis era a principal marca do mundo helênico.
Somadas aos fatos geográficos, teriam sido as circunstâncias históricas, principalmente, que determinaram o nascimento da polis. Com o fim da civilização micénica verificam-se movimentações de populações que procuram os melhores locais para habitar.