História, perguntado por michellecristy, 10 meses atrás

A Grécia conviveu com formas políticas de governo variadas que contribuíram para debates significativos sobre a ética e a cidadania. A experiência política dos gregos, no período governado por Péricles, em Atenas: Escolha uma: a. promoveu a divisão da população da Ática em dez tribos, contribuindo para o fortalecimento de práticas democráticas, de acordo com as condições da época. b. trouxe uma maior consolidação da democracia, com a existência de uma assembleia, onde votavam os cidadãos Atenienses, revelando um grande interesse pelos debates políticos. c. consolidou o poder da nobreza, influenciando o surgimento da tirania e do ostracismo e excluindo os estrangeiros da participação política. d. reforçou a monarquia eletiva, com a ampliação da cidadania para os estrangeiros asiáticos, garantindo um sistema democrático na escolha dos governantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por marysol45
13
Também em Atenas verificamos a figura dos estrangeiros chamados metecos. Só era cidadão quem nascia na cidade e por isso, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticasda polis.
Letra C.
Respondido por EduardoPLopes
1

As reformas políticas promovidas por Péricles expandiram a democracia, relaxando alguns dos critérios que limitavam a participação com base na renda e dando maior liberdade a grupos antes totalmente excluídos, como os estrangeiros. É correta a alternativa B.

Quem podia votar na democracia grega?

Só eram considerados cidadãos na Grécia Clássica os homens (o que já impedia que todas as mulheres participassem), livres (o que excluía a população escravizada), filhos de mães atenienses e que houvessem prestado o serviço militar. Da população total apenas cerca de 15% atendia a estes critérios.


Mais sobre as Reformas de Péricles em:
https://brainly.com.br/tarefa/22816610
#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes