A Grécia antiga era formada por diversas cidades-estados, como esparta, tebas, corinto, delfos entre outras. Mesmo assim, a história de Atenas é uma das mais estudadas, pois sua forma de governo influenciou as sociedades ocedentais. Identifique diferenças e semelhanças entre as caracteristicas da democracia ateniense na Grécia Antiga e a democracia na atualidade registreas
Soluções para a tarefa
extremamente focado no campo militar, iniciava a formação dos jovens neste campo desde cedo. Quando os meninos completavam sete anos de idade, passavam para a guarda do Estado, e iniciavam seus treinamentos militares fazendo parte de uma pequena tropa, tendo que praticar diariamente exercícios físicos e treinamentos de luta e afins. Aos vinte anos, o jovem ingressava no exército, e com 30 anos se tornava oficial e ganha seus direitos para participar das decisões políticas da cidade. A vida militar só se encerrava definitivamente aos 60 anos de idade, antes disso, todos, mesmo os grandes monarcas, eram obrigados a fazer parte do exército.
As mulheres espartanas também passavam por treinamentos militares e intensos exercícios físicos para poder gerar crianças saudáveis e fortes para o exército.
5.3 Política Espartana
A política espartana era baseada na Oligarquia, e era dividida desta forma:
Reis: a cidade era governada por dois reis que possuíam funções militares e religiosas. Tinham vários privilégios.
Assembleia: constituída pelos cidadãos, que se reuniam na Apella (ao ar livre) uma vez por mês para tomar decisões políticas como, por exemplo, aprovação ou rejeição de leis.
Gerúsia: formada por vinte e oito gerontes (cidadãos com mais de 60 anos) e os dois reis. Elaboram as leis da cidade que eram votadas pela Assembleia.
Éforos: formado por cinco cidadãos, tinham diversos poderes administrativos, militares, judiciais e políticos. Atuavam na política como se fossem verdadeiros chefes de governo
6. ATENAS
Acredita-se que Atenas, além de ser a maior pólis dentre todas, seja a mais antiga também, possuindo mais de 3400 anos de que seu território é habitado. Atenas, apesar de ser uma das maiores e mais importantes Cidades-Estado junto com Esparta, tinha seus princípios de funcionamento totalmente diferentes do de Esparta, que foi uma cidade voltada quase que completamente para o militarismo, enquanto Atenas teve seu foco voltado muito mais para o comércio e para as atividades intelectuais, como a filosofia, que teve seu surgimento na mesma.
6.1 Sociedade ateniense
Atenas entre os séculos IX a.C. e VI a.C., era governada por uma aristocracia onde o poder se concentrava nas mãos do rei. Atenas ficou conhecida por ser uma cidade cosmopolita, Ela foi o berço da política, da filosofia e das artes.
Eupátridas: Homem nascido em Atenas, proprietário de terras. Cidadão, pessoas que tem o pai e mãe que nasceram em Atenas. Tinham diversos direitos e eram obrigados a terem participação política.
Metecos: Os Metecos eram "exclusivos" de Atenas. Eram estrangeiros, ou seja, sofriam muita desigualdade por esse motivo. Deviam prestar serviços militares e pagar impostos, quando necessário. Eram proibidos de ter terras. Mesmo não sendo considerado um cidadão, ele tinha alguns direitos, mas não podia ter participação na política.
Escravos: Trabalhavam na agricultura, oficinas artesanais, construções, comércio, obras públicas, as mulheres escravas cozinhavam. Eram, normalmente, pessoas que foram capturadas em guerras. Vivam no sofrimento e na extrema pobreza. Essa classe é marcada por diversas revoltas contra o sistema da época.
Figura 1: Imagem de Atenas e seus monumentos.
Politica Ateniense
Inicialmente a política ateniense era comandada por uma elite aristocrática oligárquica, denominados \u201ceupátridas\u201d, que detinham todo o poder político e econômico de Atenas.
Entretanto, com o surgimento de novas classes na sociedade (sendo elas os comerciantes, camponeses, artesãos, etc) que também tinham pretensão de participar da vida política