A gravura O despertar do Terceiro Estado foi produzida na França no século XVIII. Observe-a e responda à questão.
A compreensão de uma imagem deve considerar, entre outros fatores, o contexto histórico que ela representa. Escolha a alternativa que melhor corresponde ao momento histórico representado na gravura.
A) Todos os privilégios dos indivíduos e das ordens, das províncias e das cidades foram abolidos; para encerrar esta grandiosa [renúncia], às duas da madrugada, Luís XVI foi proclamado o restaurador da liberdade francesa.
SOBOUL, Albert.
A Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989. p. 42.
B)A convocação dos Estados Gerais suscitou no povo uma emoção profunda: desde então, a esperança e o medo caminham par a par, ao ritmo da Revolução, deixando transparecer [...] as motivações sociais que constituem sua mola essencial.
SOBOUL, Albert.A Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989. p. 42.
C) Todavia a crise nacional, conjugando-se com a crise econômica, multiplicava o ímpeto das massas: impulso nacional e movimento revolucionário são inseparáveis; um conflito de classes subentende e exacerba o patriotismo.
SOBOUL, Albert. A Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989. p. 42.
D) As Cortes e os Estados, rejeitando toda tentativa de reforma fiscal, atribuindo-se o simpático papel de defender o contribuinte, mantinham na realidade os privilégios ao abrigo de qualquer perigo.SOBOUL, Albert. A Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989. p. 42.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
Resposta:
Acredito que seja a letra A
Explicação:
Perguntas interessantes
a)
Gabarito
Logo após a Tomada da Bastilha, a Assembleia definiu a abolição dos privilégios que remetiam ao ordenamento feudal e garantiam uma série de privilégios ao Primeiro e ao Segundo Estados e obrigações ao Terceiro Estado.