Saúde, perguntado por rodriguesleila30, 7 meses atrás

A gravidade dos traumatismos abdominais baseia-se, especialmente, na possível existência de uma lesão visceral, capaz de produzir alterações gerais graves como são as peritonites ou as hemorragias. Analise o caso a seguir:

Sr. Mário, 50 anos, sofreu um ataque com arma branca durante um assalto, ocasionando um ferimento extenso na região abdominal que levou a evisceração.

Refletindo sobre o Atendimento Pré-Hospitalar e ao Suporte Básico de Vida a vítima com trauma abdominal e evisceração, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Deve-se tentar reintroduzir as vísceras no abdômen e após ocluir com bandagem.
b. No trauma abdominal, a hemorragia constitui prioridade de tratamento, por ser causa de morte nas primeiras horas, portanto, devemos nos preocupar em solicitar o serviço de emergência o mais precoce possível e em casos especiais transportar o paciente o mais rapidamente possível ao hospital de referência.
c. Em casos de objetos que penetrem no abdômen, como pedaços de ferro, madeira ou outros, não se deve retirá-los. Esses corpos estranhos só podem ser retirados em centro cirúrgico, onde haja condições de controlar o sangramento.
d. Em caso de evisceração é indicado limpar essas vísceras protegendo de detritos grosseiros com soro fisiológico e cobri-las com compressas úmidas e bandagem a fim de isolá-las do meio ambiente.
e. Caso o paciente apresente sinais e sintomas de choque, devemos manter a vítima aquecida, devido à hipotermia ser um fator agravante ao estado de choque.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaianys1990
8

Resposta INCORRETA: a. Deve-se tentar reintroduzir as vísceras no abdômen e após ocluir com bandagem.

Explicação: Os ferimentos causados pelos acidentes de trânsito, como corte com ferragens, esmagamento e atropelamentos abertos no abdômen, são extremamente graves e podem levar a diversas infecções e complicações.

Em caso de evisceração (as vísceras para fora da barriga), tome as seguintes medidas:

• Mantenha a vítima em decúbito dorsal (barriga para cima);

• Não tente reposicionar os órgãos eviscerados para a cavidade abdominal;

• Cubra as vísceras com curativo oclusivo, dê preferência umidificado com água filtrada ou soro, caso tenha, use faixa e toalhas para cobrir levemente, e manter as partes protegidas e não deixando que a vítima se desespere com a situação.

Perguntas interessantes