A grávida impaciente aguardava a hora do parto. II- A grávida, impaciente, aguardava a hora do parto. III- A grávida, impaciente aguardava, a hora do parto. IV- Impaciente, a grávida aguarda a hora do parto. onde esta certo a pontuaçao?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas na frase III há erro quanto ao uso de pontuação, pois não se separa verbo (aguardava) de seu complemento (a hora do parto).
Em I, II e IV tanto o uso quanto o não uso das vírgulas estão corretos.
Explicação:
A função de um adjetivo é estar ligado a um substantivo, explicando ou restringindo-o. No caso de todas as frases o adjetivo “impaciente” está ligado ao substantivo “grávida”. O que ocorrerá em I e II é que dependendo do uso da vírgula, o sentido da frase também mudará.
Se um adjetivo aparece sem vírgulas, como na frase I, atua como um adjetivo restritivo, ou seja, no universo de todas as possíveis mulheres grávidas no local, apenas aquela está impaciente. Quando isso ocorre não se deve utilizar vírgulas.
Caso ele venha com vírgulas, como na frase II, seu sentido será explicativo, informando sempre uma característica inerente e própria do ser, nesse caso é próprio daquela mulher ser impaciente. Assim temos nada mais do que o acréscimo de uma informação ao período, logo separado por vírgulas, travessão ou parênteses.
Também há que se um termo sintático está deslocado da sua posição original dentro do período, é conveniente que ele esteja separado por vírgulas por uma questão de clareza de pensamento. Portanto, na frase IV também está correto o uso da vírgula.