A grande maioria dos países ocidentais democráticos adotou o Tribunal Constitucional como mecanismo de controle dos demais poderes. A inclusão dos Tribunais no cenário político implicou alterações no cálculo para a implementação de políticas públicas. O governo, além de negociar seu plano político com o Parlamento, teve que se preocupar em não infringir a Constituição. Essa nova arquitetura institucional propiciou o desenvolvimento de um ambiente político que viabilizou a participação do Judiciário nos processos decisórios. O texto faz referência a uma importante mudança na dinâmica de funcionamento dos Estados contemporâneos que, no caso brasileiro, teve como consequência a
Soluções para a tarefa
No caso temos que o texto do enunciado da questão trata sobre os aspectos da jurisdição constitucional.
Nesse sentido, temos que o principal fator decisivo nessa questão diz respeito a judicialização das questões legislativas que passaram a ter como freios e contrapesos o judiciário.
Importante notar assim que o judiciário passou a ter muita importância nos últimos anos tendo em vista que é ele que possui grande poderes de limitar os demais poderes.
espero ter ajudado!
Resposta:
Resposta correta: letra D
Explicação:
Essa questão não abre muito espaço para reflexões. Note como a resposta está no finalzinho do texto introdutório:
"Essa nova arquitetura institucional propiciou o desenvolvimento de um ambiente político que viabilizou a participação do Judiciário nos processos decisórios."
O texto fala principalmente da inserção do judiciário nas questões legais e por isso as demais alternativas não fazem muito sentido nesse contexto...