História, perguntado por biaxinha39761, 11 meses atrás

“A Grande Guerra Mundial de 1939 a 1945 estava umbilicalmente ligada à Grande Guerra de 1914-1918. [...] Estes dois conflitos constituíram nada menos que a Guerra dos Trinta Anos da crise geral do século XX. [...] A Grande Guerra de 1914, ou a fase primeira e protogênica dessa crise geral, foi uma conseqüência da remobilização contemporânea dosanciens regimesda Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência. [...] Após 1918-1919 as forças da permanência se recobraram o suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e contribuir para a retomada da guerra total em 1939.” (MAYER, Arno.A força da tradição: a persistência do Antigo Regime.São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 13-14.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período, é correto afirmar: -) A imobilização dos exércitos na chamada 'guerra de trincheiras', característica da I Guerra Mundial, foi atribuída ao desequilíbrio econômico dos principais países envolvidos na disputa, já que a unificação tardia da Alemanha impossibilitou um desenvolvimento capaz de fazer frente ao poderio da Inglaterra e da França. -) No episódio da I Grande Guerra Mundial, a identificação de elementos sociais oriundos do Antigo Regime destaca a importância da tensão constante entre o potencial para as transformações e a força das permanências na análise dos acontecimentos históricos. -) As organizações de militantes fascistas e nazistas, surgidas no contexto dos anos entre-guerras, tinham por base uma concepção aristocrática de mundo herdada doancien régime,caracterizando-se assim mais como forças da antiga ordem do que como resultado da modernidade capitalista. -) A retomada da guerra total, em 1939, foi marcada por uma mudança radical no cenário econômico internacional, pois, ao contrário das disputas imperialistas que antecederam o conflito na I Guerra Mundial, a Europa beneficiou-se amplamente da Grande Depressão que atingiu os Estados Unidos da América. -) É fundamental reconhecer o fracasso do socialismo e da social-democracia a partir da emergência do nazi-fascismo, o que explica a inequívoca opção do movimento trabalhista internacional pelas forças partidárias da denominada antiga ordem, sobretudo nos anos que sucederam as duas Grandes Guerras Mundiais. Resposta correta:No episódio da I Grande Guerra Mundial, a identificação de elementos sociais oriundos do Antigo Regime destaca a importância da tensão constante entre o potencial para as transformações e a força das permanências na análise dos acontecimentos históricos.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
39
Olá, tudo bem?

A alternativa correta é a seguinte: "No episódio da I Grande Guerra Mundial, a identificação de elementos sociais oriundos do Antigo Regime destaca a importância da tensão constante entre o potencial para as transformações e a força das permanências na análise dos acontecimentos históricos."

A I Guerra Mundial ocorreu em um período de mudanças, onde as potências absolutistas perderam parte da hegemonia política que possuíam modificando o panorama do poder mundial, com os EUA inseridos entre os grandes vencedores do conflito. Na época, era possível perceber que as forças remanescentes do Antigo Regime ainda tentavam manter-se no poder, entretanto foram subjugadas pelas revoluções políticas que se seguiram à Primeira Grande Guerra.

Espero ter ajudado!
Respondido por Aleatorio22
3

Olá, tudo certo?

A resposta correta é a seguinte:  "No episódio da I Grande Guerra Mundial, a identificação de elementos sociais oriundos do Antigo Regime destaca a importância da tensão constante entre o potencial para as transformações e a força das permanências na análise dos acontecimentos históricos."

Bons estudos!

Perguntas interessantes