História, perguntado por thaylakaike, 1 ano atrás

A grande Depressao eclodiu num mundo otimista que parecia caminhar na direcao de uma prosperidade permanente. Ela iniciou-se com o crack da bolsa de Nova York em outubro de 1929, afetando todas as atividades economicas dos Estados Unidos e se propagando atraves do mundo .
A) Caracterize a grande Depressao e indique o motivo pelo qual seus efeitos foram sentidos em diversas regioes do mundo.
B) Indique uma consequencia da Grande Depressao para a economia brasileira.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcosvbb
796
a) Foi uma crise de superprodução e subconsumo que ocorreu graças ao sistema fordista ligado à lógica liberal. Os efeitos foram sentidos em várias regiões do mundo, pois os EUA representavam o modelo capitalista vigente, e todos os países incluídos nessa regime de capital estavam ligados, direta ou indiretamente, comercialmente a ele.
b) Com a crise, os países diminuíram o consumo do café brasileiro, o que causou, também, uma crise no país e o obrigou a buscar, aos poucos, uma nova opção financeira: a industrialização, a partir de Vargas.
Respondido por DarwinDoGrama
34

Resposta:

a) A Grande Depressão foi um evento durante o qual a economia dos EUA passou por uma violenta recessão após a quebra da Bolsa de Nova York. Nesse contexto, as empresas produziram em quantidades que não equivaliam ao poder de compra do mercado e, por esta razão, tiveram que abaixar o preço dos produtos e despedir milhares de trabalhadores. No mercado externo, a Grande Depressão pôde ser sentida nas nações europeias que dependiam fortemente dos recursos financeiros emprestados pela economia norte-americana. A partir da crise, os governos europeus também foram vitimados pelo retrocesso da economia dos Estados Unidos da América.

b) As implicações da Depressão na economia brasileira foram bastante significativas. O descontrole da economia norte-americana reduziu drasticamente os lucros obtidos com a exportação do café. Por esse mesmo motivo, vários setores do comércio e da indústria também foram obrigados a fechar postos de trabalho, tendo em vista que também dependiam dos lucros do café para ampliarem.

Ver a questão

Resposta - Questão 3

Os efeitos da Crise de 1929 não foram sentidos na União Soviética tendo em vista que o país se encontrava em um modelo econômico restrito aos países que integravam o bloco dos países socialistas. Através dos chamados planos quinquenais, Stálin orientava o modelo de desenvolvimento da economia por meio de metas que se renovavam a casa período de cinco anos.

Ver a questão

Resposta - Questão 4

Letra C. A falta de mecanismos que regulamentavam a economia dos Estados Unidos acabou fazendo com que os vários setores da economia caminhassem de forma frenética, esperando que as forças produtivas do país experimentassem um inabalável quadro de crescimento e expansão. Com o passar do tempo, o impacto sofrido pelas próprias limitações da economia viriam a determinar o desenvolvimento da crise.

Ver a questão

Resposta - Questão 5

Letra C. A NEP foi uma medida anterior à Crise de 1929 tomada pelo governo de Vladmir Lênin. Por meio desse programa, ele permitia que algumas ações econômicas de natureza capitalistas convivessem com outras de feição socialista. Segundo Lênin, a NEP era uma medida temporária e necessária para que a economia russa tivesse condições de se recuperar após todo o desgaste sofrido com as guerras internas e externas.

Perguntas interessantes