A grande contribuição de Tomás de Aquino para a vida intelectual foi a de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão natural, inclusive a respeito de certas questões da religião. Discorrendo sobre a “possibilidade de descobrir a verdade divina”, ele diz que há duas modalidades de verdade acerca de Deus. A primeira refere-se a verdades da revelação que a razão humana não consegue alcançar, por exemplo, entender como é possível Deus ser uno e trino. A segunda modalidade é composta de verdades que a razão pode atingir, por exemplo, que Deus existe.
A partir dessa citação, discorra, brevemente, o que expressa o pensamento de Tomás de Aquino nesta afirmação. Posteriomente, diferencie os pensamentos de Tomás de Aquino e Santo Agostinho.
Soluções para a tarefa
São Tomás de Aquino foi um filósofo da era Medieval, que se inspirou nos pensamentos de Aristóteles e sua teoria dos 5 caminhos para conhecer a verdade. Aquino adaptou essa teoria para o que ficou conhecido como ' As Cinco Vias'. Esse pensamento tentava justificar a existência de Deus em 5 pontos. A filosofia de Tomás de Aquino ficava dentro da escola filosófica chamada de Escolástica.
Na afirmação dada, Tomás de Aquino expressa sua opinião sobre chegar à verdade sobre a existência de Deus num viés altamente aristotélico, apelando para a razão para afirmar a existência de Deus e utilizando-se de conceitos sobre a verdade e como alcançá-la.
As principais diferenças entre São Tomás de Aquino e Santo Agostinho são:
➯ Santo Agostinho se baseava em Platão, e São Tomás de Aquino, em Aristóteles.
➯ Santo Agostinho estava dentro da Patrística, e São Tomás de Aquino, da Escolástica.
➯ Enquanto Santo Agostinho acreditava na dualidade do corpo e alma, como Platão, e em mundo sensível e inteligível, Tomás de Aquino achava que a verdade devia ser buscada através dos sentidos humanos, como Aristóteles.
Saiba mais sobre filosofia medieval em:
https://brainly.com.br/tarefa/18547165
Espero ter ajudado!
Resposta:
a fé e o único meio do ser humano chegar a verdade