A grande contradição sobre os recursos hídricos no Brasil está na sua distribuição pelo território brasileiro. Sobre esse tema, considere o texto a seguir.
O Brasil é o país que possui a maior reserva de água potável do planeta (cerca de 12% das reservas mundiais). Mas essa aparente abundância faz com que o seu uso, no Brasil, seja realizado de forma indiscriminada.
Enquanto a ONU recomenda que a utilização diária por habitante seja de 110 litros, no Brasil, a média chega a 166,3 litros/pessoa. Algo bastante preocupante. Em alguns estados, como o Rio de Janeiro, chegam a absurdos 253 litros diários por habitante.
Esse uso excessivo, o aumento do poder aquisitivo médio do brasileiro a cada ano (quanto maior o poder de compra, maior o consumo de água), o desmatamento acelerado, a ocupação das áreas de mananciais, a intensificação da emissão de gases estufa, erosão provocada pelo manejo inadequado do solo, assim como a sua impermeabilização, contribuem para o esgotamento desse recurso vital.
Infere-se, no contexto, que na região sudeste o aumento da escassez desse recurso se deve ao:
A) uso indiscriminado pelas indústrias e a população, gerando grandes volumes de esgotos e aumento da qualidade desse recurso.
B) desmatamento sistemático associado ao desperdício dos recursos hídricos por parte da sociedade.
C) uso indiscriminado de agrotóxicos que contaminam os lençóis freáticos e as encostas dos morros.
D) desmatamento controlado e ao uso excessivo dos recursos hídricos, assim como o uso inadequado dos solos.
xulinha0214:
ninguém sabe a resposta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Desmatamento sistemático associado ao desperdício dos recursos hídricos por parte da sociedade.
Explicação:
Na minha era a certa
Perguntas interessantes