A grande concentração de capital, ocorrida durante a Segunda Revolução Industrial, resultou na passagem do capitalismo industrial ao capitalismo financeiro. Nessa forma de capitalismo, a fusão de várias empresas em apenas uma, que assume o comando com o objetivo de concentrar e dominar todas as fases de produção, distribuição e consumo, é chamada de:
Soluções para a tarefa
Resposta:
O sistema capitalista, desde o seu surgimento, ao final do século XIV e início do século XV, passou por diferentes eventos que foram responsáveis por alterar a sua dinâmica e suas principais características. Inicialmente, ele constituiu-se em sua fase comercial, isto é, em que as trocas envolvendo mercadorias (sobretudo especiarias) estavam no centro do andamento da economia. Posteriormente, com o avanço da industrialização, essa centralidade passou a ser exercida pelas empresas e suas fábricas.
Explicação:
Posteriormente, no entanto, ao final do século XIX e início do século XX, o capitalismo conheceu uma nova era, sobretudo pela divisão das empresas em ações e pela união entre o capital industrial e o capital bancário. Nascia, então, o capitalismo financeiro, o momento em que a economia passou a estar centrada no mercado de ações e no sistema especulativo de créditos, juros, valorizações, entre outros elementos.
O grande símbolo, por assim dizer, do sistema capitalista a partir de sua constituição financeira é a bolsa de valores, pois é nela que os principais capitais, bem como as ações e títulos, são negociados. É possível conceber, então, que ela funciona como um grande “coração” do capitalismo a partir de então, pois passou a concentrar em torno de si todos os principais investimentos no mercado.
espero ter ajudado !!!
A fusão de várias empresas em apenas uma, que assume o comando com o objetivo de concentrar e dominar todas as fases de produção, distribuição e consumo, é chamada de TRUSTE.
Os trustes podem ser caracterizados como um fornecimento de bens e serviços entre empresas do mesmo campo de atuação, ou seja, há a união das mesmas de forma que consigam obter vantagens.
Há também os carteis, que são qualquer forma de manipulação entre organizações a fim de manipular os preços de determinado segmento de mercado, objetivando o controle do mesmo, por meio da limitação da concorrência.
Com isso, muito provavelmente acabam prejudicando o bem-estar do consumidor, que terá que liberar mais capital para a obtenção de determinado produto. Ou seja, o consumidor sai bastante prejudicado economicamente com a formação de cartéis e trustes.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/1990222